Cerca de 25% das tarifas aéreas e pacotes de viagens têm preços criados ou modificados no momento da consulta
Empresa está construindo estrutura para permitir que 80% das ofertas de passagens aéreas sejam geradas a partir de precificação dinâmica
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A ATPCO, consultoria especializada em dados de merchandising e preços de companhias aéreas, está construindo uma estrutura tecnológica para que 80% das ofertas de voos sejam geradas a partir de precificação dinâmica até 2026.
A empresa define ofertas dinâmicas como aquelas em que o preço ou as opções de serviços apresentados em resposta a uma consulta de voo são modificados ou criados no momento da consulta. As operadoras afirmam que os preços dinâmicos as ajudam a otimizar a receita, ao mesmo tempo que oferecem opções mais satisfatórias aos consumidores.
As tarifas dinâmicas diferem do sistema de histórico de preços das companhias aéreas. As transportadoras respondem às pesquisas de voos a partir de uma seleção limitada de tarifas que já preencheram junto à ATPCO.
De acordo com o CEO da ATPCO, Alex Zoghlin, as companhias aéreas que geram ofertas de forma dinâmica são capazes de colocar no mercado até 100 vezes mais tarifas e produtos tarifários do que aquelas que não o fazem.
Além do aumento da geração dinâmica de ofertas, a ATPCO afirma que houve um aumento no número de companhias aéreas que adotaram a prática. Hoje, 258 operadoras praticam pelo menos alguns preços dinâmicos, enquanto no mesmo período em 2022, eram 220 empresas.
Uma versão mais sofisticada de preços dinâmicos, que a ATPCO chama de preços ajustados, começou a ser usada por 16 companhias aéreas, como a United e a Air France-KLM. A United, por exemplo, faz ajustes em tempo real em suas tarifas. A prática pode ser implementada inclusive em canais de terceiros, como ferramentas de reservas corporativas. No entanto, algumas tecnologias, como a Legacy Edifact, não podem ser usadas para ajustes em tempo real.
A ATPCO espera acelerar o crescimento dos preços dinâmicos através de melhorias tecnológicas. A empresa anunciou que no final de 2024 lançará uma solução eletrônica chamada Catálogo de Produtos, projetada para facilitar às companhias aéreas a implementação de preços dinâmicos.
A solução vai incluir todos os atributos tarifários registrados publicamente, como classe de cabine e vários acessórios incluídos na tarifa, mas separados do preço em si. As companhias aéreas poderão então pegar essas informações e inseri-las facilmente em suas tarifas ATPCO já preenchidas para criar rapidamente uma ampla variedade de produtos.
No ecossistema existente, as companhias aéreas são obrigadas a criar ofertas de uma forma holística, combinando o preço e os atributos da tarifa – um processo muito mais caro e demorado. Um processo mais simplificado permitirá que mais transportadoras desenvolvam capacidades de preços dinâmicos e tornará mais fácil para as companhias aéreas mais avançadas melhorarem as suas capacidades.
O CEO disse que a ATPCO não está tentando forçar as companhias aéreas a praticarem preços dinâmicos. “O que estamos dizendo é que queremos tornar isso mais fácil”, disse Zoghlin, durante a Conferência Elevate + Travel Connect em Washington, DC, nos Estados Unidos. “Precisamos diminuir o atrito e as barreiras para permitir que mais fornecedores de tecnologia tenham acesso aos dados para tornar tudo isso mais simples. O Catálogo de Produtos é um bom exemplo disso.”