Aplicativos de viagem estão revolucionando a indústria do turismo
Apps são ferramentas úteis para gerenciar programas de fidelidade e serviços de assinatura, bem como divulgar avisos e promoções de última hora
Agências de viagem online focadas em aplicativos podem tomar espaço de mercado de empresas consolidadas Foto: Freepik
A demanda por aplicativos de viagem tem aumentado, identificou a empresa de dados GlobalData. Programas de recompensas e fidelidade têm maior chance de conversão em vendas quando os clientes já estão engajados com o uso do aplicativo de uma empresa de viagem, por exemplo, comprando um serviço ou produto.
Os programas de fidelidade podem oferecer vantagens ao cliente, como descontos e garantindo negócios recorrentes para a empresa. Uma das formas de personalizar as ofertas é fazendo recortes por faixas de idade.
De acordo com a pesquisa de consumidores da Oracle, os millennials ou geração Y (nascidos entre o início da década de 1980 até 1995), valorizam mais vantagens exclusivas para membros, como frete grátis e experiências personalizadas; os boomers (nascidos entre 1945 e 1964) estão mais interessados em tratamento VIP do que qualquer outra geração; e a Geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) é mais propensa a valorizar recompensas por marcos em comparação com qualquer outra faixa de idade.
Modelo de assinatura
Algumas empresas de viagem com fortes ofertas de aplicativos estão passando a oferecer serviços de assinatura, no intuito de garantir um fluxo de receita relativamente previsível e estável, além de criar relacionamentos duradouros com os viajantes.
A partir do pagamento de uma taxa de assinatura mensal, os clientes podem economizar, conseguindo desconto em estadias e passagens aéreas, bem como conselhos de viagem personalizados.
No entanto, ao envolver parceiros, as empresas de viagens precisam acertar bem os detalhes. A gigante de aplicativos TripAdvisor lançou seu programa de assinatura TripAdvisor Plus em março de 2021, após um lançamento inicial para um pequeno número de consumidores americanos em dezembro de 2020. No entanto, grandes redes de hotéis ficaram insatisfeitas com o modelo inicial, que teve que ser revisado no final de 2021.
Para os viajantes, o TripAdvisor Plus oferece ofertas em mais de 100.000 hotéis, 10% de desconto em mais de 400.000 atividades ao redor do mundo e a capacidade de melhorar a viagem desbloqueando economias internas, serviço personalizado, benefícios e vantagens, por uma taxa de adesão anual de 99 dólares. Por enquanto, disponível somente nos Estados Unidos, o TripAdvisor Plus deve ser lançado em outros países.
Mercado de viagens de baixo custo
No mercado de baixo custo, os aplicativos de viagem também têm sido fortemente adotados por empresas de turismo, na intenção de moldar os hábitos de compra dos viajantes usando estratégias de preço, distribuição e marketing.
Essas estratégias, quando bem sucedidas, fazem com que os viajantes ajam fora de seus padrões e comportamentos de gastos usuais, por exemplo, inspirando compras impulsivas através da oferta de promoções exclusivas no aplicativo que são enviadas para quem estiver online, utilizando o aplicativo, mas ainda sem realizar nenhuma compra.
Muitos provedores de viagens de baixo custo permitem que os hóspedes comprem serviços ou produtos adicionais após a compra inicial, o que cria receita adicional para a empresa e uma experiência mais personalizada para o cliente.
Os aplicativos também atuam como uma maneira conveniente para os viajantes armazenarem todos os seus documentos de reserva e itinerários em um só lugar. Além disso, as instituições de marketing de destinos (DMOs) também podem usar essa tecnologia para sugerir passeios.
O desejo por experiências mais fluidas, sem interrupções, aumentou nos últimos anos, com os viajantes buscando plataformas fáceis de usar, onde possam se inspirar e se informar sobre para onde viajar com segurança, além de fazer compras e reservas. Soluções omnichannel que simplifiquem requisitos e transações podem se beneficiar dessa tendência.
Notificações por push
Os aplicativos podem enviar conteúdo aos usuários na forma de uma notificação push, se a funcionalidade for permitida pelo usuário. É uma maneira fácil de promover produtos, ofertas de última hora e conselhos de viagem, e tem uma taxa de cliques mais alta e um maior engajamento dos clientes, se comparado ao marketing por e-mail.
O poder das notificações push para os atores do turismo e viagens não deve ser subestimado. Muitos provedores de viagem de baixo custo, como a Ryanair, usam notificações push para informar seus usuários de aplicativos quando uma venda relâmpago está em andamento.
Essas notificações também informam, em tempo real, os clientes sobre mudanças nos horários de partida ou mudanças nos conselhos de viagem dos destinos para onde um cliente pode estar voando.
Aplicativos desafiadores
Agências de viagem online focadas em aplicativos (OTAs) operam modelos de negócios leves em ativos, e dependem exclusivamente de funcionalidades baseadas na web. Isso cria barreiras baixas para entrada e torna o setor propenso a disrupções.
Novas entrantes, ou empresas de crescimento rápido, podem tomar espaço na participação de mercado das empresas consolidadas. A Hopper, por exemplo, experimentou um forte crescimento em 2021. Cerca de 1,3 milhão de consumidores dos Estados Unidos baixaram seu aplicativo móvel, apenas em julho daquele ano, dando à OTA grandes quantidades de dados.
Com esse volume aumentado de dados, padrões de compra, dados demográficos e comportamento social dos usuários puderam ser analisados para informar campanhas de marketing. Assim, a Hopper criou uma campanha de marketing que conseguiu criar aumentar o engajamento e melhorar a satisfação do cliente, além de aumentar a receita.