Destaques do Travel Connect 2023
Evento realizado pela Voll em Sรฃo Paulo reuniu profissionais da indรบstria de viagens, mobilidade e de tecnologia.
Veja os destaques do evento:
Highlights da GBTA Convention 2023
Ana Luรญsa Prado, da Syngenta e Joyce Macieri, da Minerva Foods trouxeram diretamente de Dallas, onde ocorreu a GBTA Convention, as tendรชncias globais que estรฃo moldando a experiรชncia do viajante corporativo, os pilares ESG e a gestรฃo de viagens, mobilidade e expense.
- As polรญticas e orรงamentos de viagens corporativas indicando um novo nรญvel de investimento
- Um crescimento acelerado tanto nas viagens internacionais quanto nas viagens corporativas
para eventos e campanhas de incentivo - A inflaรงรฃo, que, apesar de seus desafios, levou a nรญveis de gastos mais elevados
Google Insights: O novo viajante brasileiro
Predomรญnio do Turismo terreste.
De acordo com os dados apresentados por Maurรญcio Martiniano, Head of Data & Insights na Google, houve uma alta de 156% na busca por rotas de atรฉ 250 quilรดmetros de distรขncia de 2019 para 2023, enquanto a busca por rotas com distรขncias atรฉ 3,5 mil quilรดmetros caiu 77% no perรญodo.
Metade do interesse do consumidor estรก na hospedagem
A hospedagem, que em 2019 representava 35% do interesse do consumidor brasileiro,
hoje representa 50%.
Jornada do viajante รฉ digital
A jornada de descoberta do viajante, ou seja, o inรญcio da busca por viagens รฉ, predominantemente, digital. Buscas no Google e no YouTube lideram e os aplicativos tรชm papel de destaque no paรญs. Em mรฉdia, o Brasileiro fica 5h20 por dia em aplicativos, ficando atrรกs apenas da Indonรฉsia.
Quais sรฃo as novas necessidades dos viajantes corporativos atuais?
- Um levantamento feito em 2023 indicou que os quatro aspectos que mais impactam a experiรชncia do viajante corporativo sรฃo:
- Voar em classe econรดmica ou poltronas desconfortรกveis em mรฉdias e longas distรขncias
- (A falta de) Equilรญbrio entre trabalho e vida pessoal
- Horรกrio de voos (partida/chegada) que alteram a rotina, como de madrugada, horรกrios
- de almoรงo e que atrasam seus compromissos
- Jetlag e o tempo necessรกrio para descanso e recuperaรงรฃo pรณs viagem
- Acessibilidade: processos ou recursos claramente definidos que sรฃo amplamente
- eficazes para funcionรกrios com deficiรชncias
Futuro da Distribuiรงรฃo Hoteleira
Custos invisรญveis na Gestรฃo de Despesas
Como solucionar o desafio dos custos invisรญveis em viagens corporativas? Algumas das maneiras que podem auxiliar os gestores de viagens ao enfrentar esse cenรกrio desafiador
- Polรญticas de viagem claras: Desenvolver e comunicar polรญticas de viagem claras que estabeleรงam diretrizes especรญficas para a aquisiรงรฃo de passagens, acomodaรงรตes, refeiรงรตes, aluguel de carros e outros gastos relacionados a viagens de negรณcios.
- Automatizaรงรฃo de relatรณrios de despesas: Utilizar software de gestรฃo de despesas para automatizar o processo de despesas. Isso tornarรก mais fรกcil rastrear todos os gastos, incluindo aqueles que podem ser perdidos em papeladas ou recibos fรญsicos.
- Plataformas de reservas centralizadas: Utilizar plataformas de reserva de viagens centralizadas que permitam a reserva de voos, hotรฉis e outros serviรงos por meio de um sistema unificado. Isso facilita o rastreamento de todas as reservas e despesas relacionadas.
- Auditorias regulares: Realizar auditorias regulares nas despesas de viagem para identificar qualquer gasto nรฃo autorizado ou irregular. Isso pode ajudar a identificar รกreas onde os custos invisรญveis podem estar ocorrendo.
- Revisรฃo contรญnua: Avaliar continuamente os gastos de viagem e fazer ajustes nas polรญticas e procedimentos conforme necessรกrio para reduzir os custos invisรญveis.
- Parceria com agรชncias de viagens: Trabalhar com agรชncias de viagens especializadas que possam fornecer insights e assistรชncia na gestรฃo de custos de viagem corporativa.
Alรฉm desses destaques, outros temas relevantes foram tratados no palco do evento, como: Lideranรงa Feminina, ESG na gestรฃo de mobilidade urbana, A revoluรงรฃo na experiรชncia do cliente corporativo, O futuro da distribuiรงรฃo hoteleira, Expense management e Inteligรชncia artificial aplicada ร jornada do viajante corporativo.
Para ver o conteรบdo completo do evento em slides e vรญdeos, basta clicar no botรฃo abaixo.