Grupo Trip.com apresenta novas tendências de consumo e inovações em IA na ITB Berlin 2024
Com um cenário significativamente diferente no pós-pandemia, a indústria deve investir em tecnologia e inovação para se tornar mais ágil e capaz de personalizar ofertas
Estande do Grupo Trip.com na ITB Berlim 2024. Foto: Divulgação
Considerada uma das principais feiras do setor de viagens e turismo, a ITB Berlim 2024 ocorreu nos dias 5 e 7 de março, na capital alemã, recebendo cerca de 10 mil expositores de 180 países. O Grupo Trip.com, dono das marcas Ctrip, Skyscanner e Qunar, participou pela segunda vez do evento, apresentando sua visão das mais recentes inovações tecnológicas e destacando as tendências de comportamento do consumidor que estão moldando o futuro das viagens.
O diretor de operações da Trip.com, Schubert Lou, foi um dos palestrantes do palco principal e falou sobre “Como acomodar o viajante global”, e explicou o que a empresa tem feito para adaptar as viagens a um público amplo e internacional.
As plataformas do grupo permitem que os viajantes façam reservas para produtos e serviços de viagens e os conecta às ofertas dos parceiros por meio da agregação de conteúdo, através de aplicativos, sites e centrais de atendimento 24 horas.
“O cenário das viagens internacionais é significativamente diferente no pós-pandemia e a indústria deve investir em inovação e agilidade”, disse Schubert. “No Grupo Trip.com, estamos comprometidos em aproveitar a tecnologia e os insights baseados em dados para atender à rápida evolução das necessidades dos viajantes.”
Schubert destacou o papel crescente da IA e da tecnologia na remodelação do setor de passeios e atividades. Ele se aprofundou nas preferências específicas dos viajantes asiáticos e explicou como os destinos podem atender às preferências dos consumidores que vão além do turismo.
Avanços tecnológicos duradouros ou tendências de curta duração?
O diretor geral e vice-presidente de mercados internacionais do Grupo Trip.com, Boon Sian Chai, também participou de um painel de discussão no palco Orange: “Atendendo às Necessidades do Consumidor Paradoxal”. Ele falou dos desafios enfrentados pela indústria de viagens, em particular os hotéis, para atender às preferências cada vez mais imprevisíveis dos consumidores.
“Devemos priorizar a transformação digital e o aumento da personalização para atrair consumidores em constante evolução”, disse Chai. “Adaptamos constantemente as nossas ofertas para captar períodos curtos de atenção e estimular a fidelidade à marca num cenário cada vez mais competitivo”.
O gerente geral para a Europa do Grupo Trip.com, Andy Washington, também participou do evento, no palco eTravel com o painel “Para além do barulho: tendências em tecnologias-chave remodelando as viagens”. Ele compartilhou os insights do Grupo sobre como separar os avanços tecnológicos duradouros das tendências de curta duração.
O executivo destacou as estratégias da empresa para aproveitar a tecnologia para atender e prever as necessidades dos viajantes, com uma referência especial à dinâmica única do mercado europeu .
“Identificamos as tendências tecnológicas pelos benefícios genuínos que elas trazem, com foco no valor prático em detrimento do exagero. Nosso compromisso é com tecnologias que ofereçam vantagens significativas”, disse o gerente geral para a Europa do Grupo Trip.com.