Parceria entre Outpayce e HSBC permite companhias aéreas precificar tarifas na moeda preferida dos viajantes
De acordo com pesquisa, um terço das companhias aéreas planeja oferecer preços em diferentes moedas
A Japan Airlines é a primeira transportadora a garantir as taxas de câmbio globalmente competitivas através da nova parceria. Foto: Divulgação/ Japan Airlines
As companhias aéreas costumam fixar o preço de seus produtos em uma moeda padrão, em vez da moeda local ou preferida do viajante. Mas isso influencia na experiência de compra e pode causar redução das vendas, pois os viajantes precisam sair do site da companhia aérea para realizar uma conversão manual de câmbio.
É por isso que mais de um terço das companhias aéreas que responderam a uma pesquisa recente realizada pela travel tech Amadeus confirmaram que planejam oferecer tarifas em múltiplas moedas nos próximos doze meses.
Neste contexto, a empresa de pagamentos Outpayce, que faz parte da Amadeus, fez uma parceria com o HSBC para que o banco global possa disponibilizar taxas de câmbio competitivas às companhias aéreas, através da FX Box Multi Currency Pricing (MCP). “A solução torna muito mais fácil entender quanto você está pagando por uma tarifa aérea”, diz Gregory Edwards, Chefe Global de FX Transacional, HSBC.
A parceria cobre mais de 170 moedas diferentes, permitindo que as companhias aéreas precifiquem as suas tarifas com base nas necessidades de cada viajante individual. A Japan Airlines é a primeira transportadora a oferecer aos seus passageiros preços em várias moedas.
Se o cliente optar por pagar em sua própria moeda, uma transação de câmbio ocorrerá nos bastidores, com total reconciliação com os sistemas de contabilidade de receitas da companhia aérea.
A abordagem proporciona uma alternativa aos viajantes que, de outra forma, dependeriam do seu próprio banco emissor do cartão para realizar este serviço após a compra. Normalmente, os viajantes só percebem quanto custaram essas conversões quando verificam o extrato bancário.
“Ao garantir que não existem taxas ocultas, esperamos tornar as compras de viagens mais fáceis e agradáveis”, diz Damian Alonso, Chefe Comercial e Parcerias da Outpayce. “Nossa pesquisa mostra que nove em cada dez viajantes estariam mais propensos a escolher uma companhia aérea em detrimento de outra se tivessem a opção de pagar na sua moeda preferida.”
A nova parceria pretende gerar benefícios para as companhias aéreas como:
- Aumentar a quantidade de taxas de câmbio em tempo real disponíveis para mais de 170 moedas
- A capacidade de definir a margem cobrada pela prestação de serviços
- A capacidade de internalizar spreads cambiais de pagamentos transfronteiriço
- Controle total sobre a aparência de como os preços em várias moedas são exibidos em seus sites ou aplicativos.