Qatar Airways une forças com o Google Cloud para transformar jornada de clientes
Parceria estratégica utiliza análise de dados avançadas, inteligência artificial e aprendizado de máquina – e ainda busca reduzir impacto ambiental com serviço de nuvem mais limpo
A Qatar Airways anunciou uma nova parceria estratégica com o Google Cloud, visando revolucionar a experiência dos passageiros ao aproveitar o poder de análises avançadas de dados, inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina.
Em 2022, a Qatar Airways atendeu 18,5 milhões de passageiros em 150 destinos, acumulando uma quantidade significativa de dados. A equipe de transformação digital da companhia aérea planeja utilizar esses dados com as soluções de ponta do Google Cloud para impulsionar inovações focadas no cliente.
Essa colaboração permitirá que a Qatar Airways utilize as ferramentas do Google Cloud, incluindo BigQuery e Vertex AI, para extrair conhecimentos valiosos de seus dados de clientes. Essas conclusões permitirão à companhia aérea oferecer experiências de viagem altamente personalizadas, adaptadas às necessidades, preferências e históricos de viagem de cada passageiro.
Ghassan Kosta, gerente do Google Cloud no Catar, destacou o poder transformador da IA e do aprendizado de máquina, afirmando que essas ferramentas permitem que as empresas tomem decisões inteligentes em tempo real e proporcionem experiências personalizadas. Ele enfatizou que a Qatar Airways agora pode oferecer aos passageiros recomendações de viagem personalizadas, semelhantes a ter um agente pessoal de viagens.
Além de aprimorar as experiências dos clientes, a parceria busca oportunidades adicionais de colaboração, incluindo o uso de ferramentas em nuvem para otimizar custos, simplificar operações e aumentar a eficiência geral.
Reduzir o impacto ambiental é um dos focos da estratégia de transformação digital da Qatar Airways. De acordo com a companhia, a Google Cloud é o serviço de computação em nuvem mais limpo da indústria, o que é importante já que armazenar grandes volumes de dados e uso de IA e aprendizado de máquina consomem muita energia elétrica. A companhia aérea planeja implementar programas inovadores para apoiar suas metas de sustentabilidade até 2030.