Saiba como as companhias aéreas estão usando IA para tornar os voos melhores
A United Airlines e a American Airlines estão usando inteligência artificial para gerenciar voos de conexão e encontrar o portão de embarque mais próximo disponível
Companhias aéreas como United Airlines e American Airlines estão usando ferramentas de inteligência artificial (IA) para criar uma experiência de viagem mais tranquila. Especialmente para determinar se um avião deve esperar pelos passageiros em conexão. No ano passado, a média de atrasos dos voos foi de 53 minutos, no Estados Unidos.
A United Airlines, por exemplo, usa uma ferramenta aprimorada com IA, para gerenciar melhor os voos de conexão de cerca de 2.000 passageiros diariamente. Trata-se do ConnectionSaver, que identifica os voos de partida que podem ser retidos para clientes de conexão, ao mesmo tempo que garante que aqueles que já embarcaram na aeronave cheguem ao destino a tempo. A primeira iteração do software foi lançada ainda em 2019.
A ferramenta também pode enviar aos passageiros – que optaram por receber notificações – um texto personalizado detalhando a localização do portão do voo de conexão e o tempo estimado do deslocamento.
“A tecnologia ConnectionSaver da United verifica automaticamente os voos em busca de clientes que estão fazendo conexões cujo tempo está apertado para determinar se o voo de conexão pode ser realizado sem incomodar outros clientes”, diz o comunicado à imprensa.
Portão de Embarque
A American Airlines também está utilizando a IA, a partir da tecnologia Smart Gating, que atribui automaticamente os voos que chegam ao portão disponível mais próximo, com tempos de taxiamento curtos, o que significa que as aeronaves gastam menos tempo esperando na pista.
Um comunicado de imprensa de dezembro de 2023 disse que a ferramenta tem como objetivo evitar conflitos de portão, reduzir o congestionamento da rampa e limitar mudanças de última hora.
A American Airlines usou pela primeira vez a tecnologia Smart Gating no Aeroporto Internacional de Dallas Fort Worth em 2021, e desde então foi implementada em seis outros aeroportos.
O Departamento de Transportes americano anunciou, em abril, que as companhias aéreas devem fornecer aos passageiros reembolsos automáticos quando os voos estiverem atrasados, ou forem cancelados. Passageiros com atraso na devolução de bagagem e que pagaram por serviços extras que não receberam também são elegíveis à norma.
“Sem esta regra, os consumidores têm de navegar por uma série de processos complicados para solicitar e receber um reembolso – pesquisando nos sites das companhias aéreas para descobrir como fazer o pedido, preenchendo “documentos digitais” adicionais ou, por vezes, esperando horas no telefone”, diz um comunicado à imprensa.