Tecnologia permite criar identidades digitais para facilitar as viagens
SITA e Indicio anunciam acordo de coinovação para acelerar o desenvolvimento de identificação digital, o que pode ser um dos principais avanços tecnológicos na indústria de viagens em décadas
A identidade digital foi testada em Aruba, em colaboração com o Governo da ilha caribenha, eliminando a necessidade de inserir manualmente documentos de papel. Foto: Divulgação
A SITA, empresa de tecnologia para o setor de transporte aéreo, anunciou um acordo de coinovação com a Indicio, líder em tecnologia de dados verificáveis de código aberto e ecossistemas digitais confiáveis, para acelerar o desenvolvimento e a implantação de identidades digitais. A inovação utiliza processos de preservação da privacidade no aeroporto e durante toda a viagem.
O desenvolvimento de identidades digitais, ou Credenciais Digitais de Viagem (DTC, na sigla em inglês), permite que os passageiros criem, com segurança, uma versão digital de seu passaporte físico de acordo com os padrões da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).
O DTC é armazenado como uma credencial verificável na carteira móvel do passageiro. Dessa forma, os viajantes mantêm o controle de seus dados pessoais e consentem em compartilhá-los conforme necessário com diferentes entidades enquanto viajam.
Apenas os dados necessários são compartilhados antes da viagem ocorrer, para que os passageiros cheguem ao aeroporto prontos para voar, com todas as verificações de documentos já concluídas. A tecnologia foi construída para garantir autenticidade e integridade. Além disso, a propriedade pode ser verificada de forma automática e repetidamente, diminuindo o risco de fraude.
“A adoção de identidades digitais será o maior avanço tecnológico na indústria de viagens em décadas. A solução simplificará a identificação processada em cada etapa da jornada, possibilitando oportunidades para o setor de transporte aéreo”, destaca Jeremy Springall, vice-presidente sênior da Sita at Borders, área da empresa focada em soluções de tecnologia que auxiliam mais de 70 órgãos governamentais a encontrar o equilíbrio entre fronteiras seguras e viagens eficientes.
A solução foi testada em Aruba, em colaboração bem-sucedida com o Governo da ilha caribenha. Os passageiros que chegaram ao Aeroporto Internacional Rainha Beatriz solicitaram sua autorização de viagem usando um processo simplificado, que eliminou a necessidade de inserir manualmente documentos de papel.
Usando o DTC, os passageiros consentem em compartilhar os principais dados da sua carteira digital, em seu dispositivo móvel, com entidades do governo de destino e outros pontos de contato, como hotéis ou empresas de aluguel de carros.
“Nos últimos três anos, colaboramos para impulsionar essa tecnologia com uma visão compartilhada do que ela pode fazer. Com o DTC da SITA usando a tecnologia Indicio Proven™ , faremos de todas as aplicações uma realidade para passageiros, tripulantes, aeroportos, fronteiras, hotéis e governos”, finaliza Heather Dahl, CEO da Indicio.