64% dos viajantes pagariam por assistentes de IA para receber informações durante a viagem
Última Atualização: 29/09/2025
Um estudo global da Amadeus revela que 64% dos viajantes pagariam por um assistente de IA capaz de fornecer informações durante a viagem, enquanto 17% deles pagariam até 5% do valor total da viagem.
O levantamento, intitulado “Connected Journeys: How Technology Will Transform Travel in the Next Decade” (Jornadas Conectadas: Como a Tecnologia Transformará as Viagens na Próxima Década), contou com respostas de 9.500 viajantes de países como China, França, Índia, Singapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. O estudo analisou o papel da tecnologia emergente na transformação das indústrias de viagens e hospitalidade.
Para Mike Coletta, gerente sênior de pesquisa e inovação da Phocuswright, a disposição dos viajantes em pagar por esses assistentes evidencia o potencial de monetização da IA:
“Se os assistentes de IA seguirem o mesmo modelo econômico da web, sendo remunerados por quem gastar mais com anúncios ou pagar mais em comissões, a promessa de uma ferramenta imparcial que encontre as melhores opções para cada viajante não será realizada. Mas se os viajantes estiverem dispostos a pagar por esses assistentes antecipadamente, assim como fazemos por outros serviços indispensáveis, como nossos celulares, os assistentes poderiam agir de forma neutra, e a economia consolidada da distribuição de viagens poderia ser transformada.”
Apesar do entusiasmo, o estudo também apontou desafios: 25% dos viajantes receberam informações imprecisas ou desatualizadas ao usar IA, e outros 25% sentiram que a tecnologia não compreendia suas preferências pessoais.
“O rápido aumento no uso de IA generativa mostra que os viajantes estão ansiosos por experiências mais inteligentes e personalizadas. Mas os dados também revelam uma mensagem clara: as expectativas são altas, e a indústria precisa trabalhar em conjunto para atendê-las”, disse Decius Valmorbida, presidente de viagens da Amadeus.
“Desde reservar a estadia perfeita até navegar pela própria viagem, a hiperpersonalização e a precisão em tempo real não são mais opcionais, elas são esperadas”, acrescentou Francisco (Paco) Pérez-Lozao Rüter, presidente de hospitalidade da Amadeus.
O estudo também mostrou que o uso de IA generativa cresceu 64% em um ano, com os principais benefícios apontados pelos viajantes sendo economia de tempo (42%), recomendações altamente personalizadas (37%) e descoberta de novos destinos (36%). Cerca de 35% dos entrevistados relataram sentir mais confiança em suas decisões de viagem ao usar a tecnologia.
Com 90% dos passageiros aéreos enfrentando algum tipo de ansiedade, os viajantes têm demonstrado interesse em soluções tecnológicas que proporcionem comodidade e segurança, como check-in remoto de bagagens (66%) e portões biométricos (69%).