Brasil quer se tornar destino referência para nômades digitais com parceria internacional
Última Atualização: 25/04/2025
NomadX e Embratur fazem parceria para fomentar o turismo entre trabalhadores remotos
Durante a WTM Latin America, realizada na última semana, em São Paulo, a Embratur oficializou um protocolo de intenções com a NomadX, plataforma global voltada para nômades digitais. A iniciativa tem como foco principal promover o Brasil como um destino atrativo, estruturado e preparado para receber viajantes que trabalham remotamente.
A parceria com a NomadX reitera a estratégia do governo brasileiro para fomentar o turismo de base tecnológica e aproveitar o potencial crescente desse público, que já ultrapassa os 40 milhões de profissionais ao redor do mundo.
“A Embratur foca em inovação e em tecnologia para trazer mais estrangeiros ao nosso país e melhorar a experiência de quem vem nos visitar. É importante mostrarmos ao mundo que o Brasil possui infraestrutura e serviços que atendem à necessidade desse perfil específico de turista e, ainda, que eles possam usufruir da riqueza natural e cultural de uma forma que só o nosso país consegue oferecer”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
O acordo prevê o aumento da oferta de destinos brasileiros na plataforma da NomadX, além do desenvolvimento de ações de promoção internacional voltadas especificamente ao segmento de nomadismo digital.
A NomadX atua promovendo comunidades e experiências para trabalhadores remotos, além de oferecer hospedagens adaptadas a esse estilo de vida. A empresa também organiza eventos, workshops e iniciativas junto a governos e empresas, com o objetivo de criar ecossistemas sustentáveis para nômades digitais em diferentes cidades.
Para Gonçalo Hall, CEO da NomadX, o movimento marca um ponto de virada na imagem do Brasil para o público global de trabalhadores remotos:
“Estou extremamente entusiasmado em colaborar com o Brasil para posicionar o país como um dos destinos mais desejados pelos mais de 40 milhões de nômades digitais espalhados pelo mundo. O Brasil tem tudo o que esse público procura: cultura vibrante, natureza exuberante, hospitalidade calorosa e um potencial enorme ainda pouco explorado”, destacou.
“Este é apenas o começo de uma nova era para o turismo brasileiro – mais inovador, conectado e sustentável. Vamos transformar o Brasil em referência mundial para nômades digitais que buscam qualidade de vida, conexão com comunidades locais e experiências autênticas.”
Desde 2023, Embratur e NomadX já colaboram na promoção desse mercado, mas o novo acordo reforça a intenção de colocar o Brasil no mapa dos principais destinos globais para quem vive e trabalha em constante movimento.