Embratur retorna à ITB China após seis anos e abre edital para coexpositores
Última Atualização: 15/02/2025
Feira de turismo acontece em maio de 2025 e faz parte da estratégia de expansão do Brasil no mercado chinês
A Embratur anunciou seu retorno à ITB China após seis anos e abriu inscrições para selecionar 12 coexpositores interessados em promover o turismo brasileiro no evento. A feira, que ocorre anualmente em Xangai, será realizada entre os dias 27 e 29 de maio de 2025.
O edital contempla operadores de turismo receptivo internacional, instituições e organizações de marketing de destinos. As inscrições ficam abertas até 16 de fevereiro e podem ser feitas online. A iniciativa é realizada em parceria com o Sebrae Nacional.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a relevância estratégica do mercado chinês para o turismo brasileiro. “O chinês é o povo que mais faz turismo internacional no mundo, com cada vez maior poder econômico. E o tipo de destino que o chinês mais procura em longas distâncias não é sol e praia, é muito mais natureza e cultura, segmentos em que o Brasil tem muito a oferecer”, afirmou.
O plano de ação para ampliar a presença brasileira na China envolve, além da ITB China, iniciativas como parcerias com canais chineses, um site oficial em mandarim e a ativação de um escritório de relações públicas no país para fortalecer a comunicação com a mídia e o setor de turismo local.
Foco em ecoturismo e turismo de natureza
A China é atualmente o maior emissor de turistas do mundo, mas o Brasil ainda ocupa uma posição discreta no ranking de destinos mais visitados pelos chineses, figurando na 49ª colocação.
Segundo a Embratur, em 2024, o Brasil recebeu 76 mil turistas chineses, um aumento de 79% em relação ao ano anterior.