Revista Time elege “arquitetos da IA” como Pessoas do Ano de 2025
Última Atualização: 11/12/2025- A revista Time anunciou que os “arquitetos da IA” são as Pessoas do Ano de 2025, destacando líderes de big techs que impulsionam a revolução da inteligência artificial;
- A edição traz uma capa inspirada na icônica foto de 1932, reunindo nomes como Elon Musk, Mark Zuckerberg, Jensen Huang e Sam Altman;
- Cientistas e executivos que moldam a nova era das máquinas pensantes também entraram na lista.
A revista norte-americana Time revelou nesta quinta-feira (11) que os “arquitetos da IA” foram escolhidos como as Pessoas do Ano de 2025. A publicação destaca os líderes responsáveis por impulsionar a revolução da inteligência artificial e transformar a forma como o mundo trabalha, viaja e se conecta.
Uma das capas da edição reúne, em uma imagem gerada por IA, CEOs de big techs como Mark Zuckerberg (Meta), Lisa Su (AMD), Elon Musk (Tesla e SpaceX), Jensen Huang (Nvidia), Sam Altman (OpenAI) e Dario Amodei (Anthropic), além da cientista Fei-Fei Li, referência global em pesquisas de IA, e Demis Hassabis, líder do laboratório de IA do Google. Eles aparecem sentados em uma viga de aço no topo de um prédio, em clara referência à famosa fotografia de 1932 que mostra operários durante a construção do Rockefeller Plaza, em Nova York.
A escolha reforça a importância da IA em 2025, ano marcado pela rápida expansão de ferramentas inteligentes e pela adoção da tecnologia em setores como mobilidade, turismo, logística e infraestrutura digital. A Time lembra que, desde 1927, o título de Pessoa do Ano destaca personalidades que influenciaram profundamente o curso dos acontecimentos — inclusive de maneira controversa, como no caso de Adolf Hitler (1938) e Josef Stalin (1939 e 1942). No ano passado, o escolhido foi Donald Trump, após vencer as eleições presidenciais dos EUA.
Na justificativa, a revista afirma: “Por inaugurar a era das máquinas pensantes, por impressionar e preocupar a humanidade, por transformar o presente e transcender o possível, os Arquitetos da IA são as Personalidades do Ano de 2025 da TIME.”
O editor-chefe Sam Jacobs reforçou o impacto global dos líderes retratados na capa: “A pessoa do ano é uma maneira poderosa de concentrar a atenção do mundo nas pessoas que moldam nossas vidas. E, neste ano, ninguém teve um impacto maior do que os indivíduos que imaginaram, projetaram e construíram a IA.”
A reportagem também explora os caminhos — e dilemas — da tecnologia ao longo do ano, descrevendo como a IA evoluiu de forma acelerada e “às vezes assustadora”.
Entre os entrevistados está Jensen Huang, CEO da Nvidia, empresa cujos chips tornaram-se essenciais para o desenvolvimento de sistemas de IA. A Time destaca o papel central do executivo: “Não faz muito tempo, o ex-engenheiro [Huang] dirigia uma empresa bem-sucedida, porém pouco conhecida, especializada em processadores gráficos para videogames. Hoje, a Nvidia é a empresa mais valiosa do mundo, graças a um quase monopólio nos chips avançados que impulsionam um boom de IA que está transformando o planeta”.
Mas a edição também aborda os riscos e impactos negativos da tecnologia. Um dos casos mencionados é o do jovem norte-americano Adam Raine, de 16 anos, que tirou a própria vida em abril deste ano. Seus pais processaram a OpenAI e atribuíram ao ChatGPT parte da responsabilidade pelas conversas que o adolescente manteve com o chatbot.
Para a Time, 2025 consolida uma virada histórica: a era em que a inteligência artificial deixa de ser apenas uma promessa tecnológica e passa a moldar profundamente a sociedade — com avanços, inquietações e transformações que já cruzam fronteiras e impactam todos os setores, inclusive o de viagens.
