Travel Tech Hub
NEWS

Startups de viagens levantam 331 milhões de dólares para investir em inteligência artificial, expansão e vertiportos – aeroportos de táxis elétricos voadores 

Última Atualização: 25/04/2024
Startups de viagens levantam 331 milhões de dólares para investir em inteligência artificial, expansão e vertiportos – aeroportos de táxis elétricos voadores 

O dinheiro foi levantado nas duas últimas semanas pelas startups com sede nos Estados Unidos, Inglaterra e Polônia

O plano da Skyports é iniciar operação de vertiporto para serviços de táxi aéreo em Dubai até 2026. Foto: Divulgação

Três startups de viagens levantaram mais de 100 milhões de dólares cada de investidores nas últimas duas semanas: Ramp, Skyports e Profitroom. 

Entre os objetivos em comum está investir em inteligência artificial. Construir aeroportos para táxis voadores também está no escopo de uma delas. Veja detalhes de cada uma delas: 

Ramp

A Ramp, plataforma de gerenciamento de despesas, incluindo viagens, levantou 150 milhões de dólares na semana passada, em uma rodada de financiamento da série D-2, com uma valoração de 7,65 bilhões pela startup. O objetivo é fortalecer o produto tecnológico, incluindo a adição de recursos para automação alimentada por IA, análise de gastos e outras funções. 

A série D, E e além de investimentos envolve principalmente negócios maduros e a rodada de financiamento pode ajudar uma empresa a se preparar para abrir o capital ou ser adquirida. Vários tipos de investidores privados podem participar. Khosla Ventures e Founders Fund lideraram os investimentos dessa rodada da Ramp, com o apoio dos novos investidores Sequoia Capital, Greylock e 8VC, e os investidores mais antigos Thrive Capital, General Catalyst, Sands Capital, D1 Capital Partners, Lux Capital, Iconiq Capital, Definition Capital e Contrary Capital.

A empresa lançou no ano passado o Ramp for Travel por meio de parcerias com as agências de viagens corporativas TravelPerk e Flight Centre’s Corporate Traveller, bem como Lyft e WeWork. A ideia é que por meio de integrações tecnológicas com essas agências, a Ramp colete automaticamente os recibos de quaisquer reservas, dispensando a necessidade de envio de despesas. 

A Ramp disse que lançou mais de 150 novos recursos em 2023, incluindo uma integração com o Uber for Business, tornando mais fácil para os usuários custear viagens e entregas de comida por meio do Uber. A plataforma integra as políticas de viagens de cada cliente e fornece aos seus funcionários cartões corporativos, que vêm com controles, limites de voos, hotéis e outros serviços. 

A Ramp disse que tem 25.000 clientes hoje, e em agosto eram 15.000. Nos últimos oito meses, a startup levantou 450 milhões de dólares ao todo. Sediada em Nova York, em agosto de 2023 foi avaliada em 5,8 bilhões de dólares e levantou 300 milhões de dólares na rodada da série D, co-liderada pela Thrive Capital e a Sands Capital.

Skyports

A Skyports, que já opera serviços de entrega por drones e está desenvolvendo aeroportos para táxis voadores, levantou 110 milhões de dólares em financiamento da série C. O Grupo ACS, empresa de engenharia civil e construção, liderou a rodada e hoje é o maior investidor da startup. A operadora aeroportuária Groupe ADP foi outro investidor desta rodada.

O financiamento da Série C  normalmente visa ajudar a expansão de uma empresa, por exemplo, por meio de aquisições. Além dos VCs, participam frequentemente fundos de hedge, bancos de investimento e empresas de private equity.

Com sede em Londres, a startup projeta e planeja operar vertiportos – infraestrutura necessária para a operação segura de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical, para a futura indústria de eVTOL – do inglês, Electric Vertical Take-off and Landing

A Skyports assinou no início deste ano um acordo com a Autoridade de Estradas e Transportes de Dubai e a empresa Joby Aviation para projetar e operar um vertiporto, com o objetivo de iniciar serviços de táxi aéreo em Dubai até 2026. 

A Joby Aviation, com sede na Califórnia, está projetando uma aeronave de motor elétrico, com velocidade máxima de 200 milhas por hora (~322km/h), alcance máximo de 150 milhas (~241km) e espaço para um piloto e quatro passageiros. 

Em conjunto com a Groupe ADP, a Skyports opera um local perto de Paris para testes de voos, infraestrutura terrestre, experiência do passageiro e outras operações. E com a Joby Aviation, a Skyports possui um laboratório para desenvolvimento de tecnologia e procedimentos da futura indústria de táxis voadores. 

A Skyports disse que possui e opera um dos dois heliportos comerciais de Londres, que também está usando para testes. 

Profitroom

Com sede na Polônia, a Profitroom, um motor de reservas para hotéis, levantou 71,3 milhões de dólares (67 milhões de euros), não especificando de qual série de investimentos se trata. A MCI Capital realizou o investimento para uma participação de 65% na startup, e a equipe de gestão da Profitroom deve permanecer a mesma, disse a empresa. 

A  startup planeja uma expansão para a Europa Ocidental, África, América Latina, Oriente Médio e Ásia. O software da Profitroom permite aos hotéis integrar capacidades de reserva de hóspedes nos seus websites, compartilhar sua disponibilidade com sites de reserva de terceiros e automatizar o marketing. 

Compartilhe