Turismo do Futuro: KAYAK aponta as principais tendências de viagens até 2030
Última Atualização: 29/01/2025Redes sociais como canais de compras, turismo de bem-estar e tours virtuais são destaques no relatório “WTF: WOW! Turismo do Futuro”
O KAYAK acaba de lançar um relatório futurista que revela as principais tendências para o setor de viagens até 2030. Desenvolvido em parceria com o The Future Laboratory, consultoria de previsão de tendências, a pesquisa “WTF: WOW! Turismo do Futuro” apresenta as novidades que os viajantes podem esperar nos próximos anos.
As principais tendências incluem viagens com múltiplos destinos, escapadas espirituais e o aumento do uso de redes sociais como canal de compra de viagens.
O relatório combina uma análise detalhada das preferências de milhares de pessoas, em nove países, e entrevistas com especialistas, incluindo executivos do KAYAK.
Em um evento realizado em São Paulo, na última sexta-feira (24), especialistas do setor se reuniram para debater as tendências que foram destaques do relatório. Conheça abaixo as oito previsões do relatório “WTF: WOW! Turismo do Futuro”:
Agentes de IA
Com o avanço da Inteligência Artificial, o planejamento de viagens se tornará ainda mais personalizado. De acordo com o relatório, 17% dos viajantes já utilizam ferramentas de IA para ajudar na organização de suas viagens, e esse número deve crescer até 2030.
A ideia é que os assistentes virtuais criem itinerários completamente adaptados aos interesses de cada viajante, oferecendo as melhores ofertas de forma automatizada.
Steve Hafner, CEO do KAYAK, explica no relatório: “A IA já está melhorando rapidamente o suporte ao cliente em casos de atrasos e mudanças de itinerários. O próximo grande passo será a reserva automatizada, e já estamos tornando nossas ferramentas de IA mais amigáveis aos agentes de turismo.”
Segundo o Country Manager do Kayak no Brasil, Gustavo Vedovato, a IA tornou o comparativo de preços muito mais fácil.
“Você pode, por exemplo, simplesmente dizer: ‘Quero viajar para o Rio de Janeiro na próxima semana, de manhã’. A inteligência artificial vai te ajudar, porque ela facilita todo esse processo de compra, que antes era muito manual e pesado. Com a IA, você só precisa inserir os dados, como origem, destino e datas, e ela vai otimizar a busca para você”.
“Essa tecnologia vai ajudar todo mundo, tornando a experiência de comprar passagens muito mais simples. Eu acredito que essa é uma das principais tendências, de acordo com nosso relatório, e é algo que vai revolucionar o mercado”, incluiu Vedovato.
Multidestinos
A tendência de viagens com várias escalas deverá dominar o cenário até 2030. Para 66% dos entrevistados, explorar diferentes cidades será uma prioridade. O crescimento de destinos mais acessíveis, com a flexibilização de regulamentos de vistos, também contribui para esse fenômeno, tornando as viagens mais dinâmicas e diversificadas.
O relatório destaca que as companhias aéreas e órgãos de turismo já estão embarcando nessa tendência. “Veja as rotas mais recentes que cruzam o Caribe ou as reformas de visto da Tailândia que facilitam a viagem pelo sudeste asiático. Até 2030, esforços como esses irão impulsionar as viagens na região, podendo dobrá-las de 6,8 para 11,6 noites”.
O relatório destaca algumas ideias de roteiros multidestinos que podem ser feitos:
- Bogotá – Cidade do México – Cancún – Bogotá
- San Jose – Medellín – Cartagena – San Jose
- Frankfurt – Singapura – Bali – Frankfurt
- Frankfurt – Bangkok – Phuket – Frankfurt
- Paris – Ile Sainte-Marie – Maurício – Paris
- Los Angeles – Tóquio – Taipei – Los Angeles
“Vitamina V”
O conceito de bem-estar continuará a ganhar força, com 60% dos viajantes priorizando o relaxamento e 13% focando na saúde durante as férias. As viagens de bem-estar, com destaque para hotéis com spas, academias e outras comodidades, devem se tornar cada vez mais populares, especialmente em destinos que promovem longevidade e qualidade de vida.
“Em 2030, os rankings globais não serão mais os únicos critérios para definir se uma viagem vale ou não a pena. Índices de bem-estar serão tão (ou mais) importantes, com os viajantes elegendo seus destinos de acordo com os benefícios que eles trazem para a longevidade”, cita o estudo.
“Essa é uma fatia importantíssima de mercado. O turismo já é o quarto maior volume de importância dentro da indústria de bem-estar, ao lado de tratamentos, medicações, mas o turismo vem ranqueando cada vez mais por conta desse entendimento das pessoas, que buscam isso como necessidade. Isso está ligado também à longevidade. Isso dá uma relevância econômica para a indústria, que vai investir cada vez mais.Também tem um viés de retroalimentar a preservação do meio ambiente, porque isso é tendência”, comenta Heber Garrido, diretor de Marketing da Parquetur.
Feedbooking
As redes sociais passarão a ser uma plataforma completa de compras de viagens até 2030, se tornando efetivamente um canal de compras.
Segundo a pesquisa, atualmente, 36% dos viajantes usam seus feeds como base para escolher novos destinos, e essa porcentagem deve crescer conforme as redes sociais evoluem para integrar ofertas de passagens e pacotes de viagem diretamente em seus aplicativos.
“Em breve, um simples toque vai ser o suficiente para transformar maratonas de vlogs em reservas nos hotéis favoritos dos seus influenciadores”, explica o relatório.
“Isso realmente é um ponto que todo mundo do segmento está tentando entender: como é que vai funcionar essa parte de reserva? Por isso, é uma das tendências que nós olhamos. Como vai ser essa parte de check-out e pagamento? Quem vai ser o intermediário? Vai ser a agência? A companhia aérea? Como vai ficar essa mecânica toda? Então, estamos passando por esse momento agora e vamos ver nos próximos cinco anos. Acho que isso vai ficar mais claro”, comentou Gustavo Vedovato, Country Manager do Kayak no Brasil.
Viagens Virtuais
A tecnologia também será protagonista nas viagens do futuro. A previsão é que em cinco anos, concierges holográficos, tours virtuais em 4D pelos quartos de hotéis e entretenimento imersivo com realidade aumentada se tornem experiências comuns para os turistas, oferecendo novas formas de vivenciar destinos e serviços durante a viagem.
“Nossos celulares e óculos de realidade virtual nos aproximam de viagens virtuais o tempo todo. Não é à toa que 35% dos viajantes esperam que os passeios em realidade aumentada (RA) se tornem padrão nos hotéis”, destaca o relatório.
Dentre as principais inovações voltadas para viagens, a pesquisa ressalta:
- Wi-Fi gratuito e de alta velocidade em todos os voos;
- Passeios virtuais no seu quarto antes da chegada;
- Hospedagens ecológicas com jardins verticais;
- Check-in (e check-out) digitais;
- Reembolsos automáticos se as passagens diminuírem de valor;
- QR codes para bagagens despachadas.
Viagens fora da rota
Com o aumento da conscientização sobre o impacto do turismo nas cidades mais populares, os viajantes começarão a explorar locais menos conhecidos. As preocupações com a pegada de carbono e o excesso de turismo levarão os turistas a priorizarem destinos mais sustentáveis e autênticos, fugindo das rotas tradicionais.
‘O turismo ético já está em alta. Nossa pesquisa aponta que 35% dos passageiros frequentes estão dispostos a se aventurar de forma mais consciente. Companhias aéreas estão transformando isso em realidade, com voos domésticos gratuitos para cidades menos conhecidas”, diz o relatório.
Pensando nisso, o KAIAK disponibiliza a ferramenta “Melhor Momento para Viajar”, basta o viajante dizer para onde vai e quanto tempo vai ficar, que a plataforma encontra o mês menos popular para voar. A inovação une economia ao alívio ao turismo de massa.
“A geração Z está mais disposta a sair do caminho tradicional. Eles estão felizes em visitar cidades consideradas secundárias e são motivados, acima de tudo, pela experiência”, disse Steve Hafner, CEO do KAYAK.
Escapadas Espirituais
As viagens espirituais, que combinam turismo com experiências de autodescoberta, estarão em alta. Retiros silenciosos, explorações genealógicas e outros tipos de viagens focadas no crescimento pessoal deverão se tornar cada vez mais comuns até 2030, à medida que os viajantes buscam um equilíbrio entre lazer e bem-estar mental.
“Viagem e autodescobrimento sempre andaram de mãos dadas. Hoje em dia, os viajantes começam novos capítulos de suas vidas com uma viagem. Do México à Holanda, as acomodações começaram a oferecer coisas atípicas, como banhos de gelo, exercícios de respiração e até trufas mágicas”, destava o estudo do KAIAK.
Programas de Deslealdade
A preocupação com preços mais elevados levará os viajantes a buscar programas de fidelidade mais adaptáveis. De acordo com o estudo, 29% dos turistas desejam recompensas personalizadas, como reembolsos quando os preços das passagens caem.
Segundo a pesquisa, a flexibilidade será fundamental para manter os clientes fiéis e atraí-los em um cenário de custos mais altos no setor de viagens.
Para reconquistar clientes, as companhias aéreas vão literalmente entrar no jogo: usando NFTs e competições, até mesmo as interações mais simples renderão pontos aos viajantes, mesmo que eles não reservem voos.
Metodologia da Pesquisa
A pesquisa foi realizada pela PureSpectrum, com 9.112 entrevistados de diferentes países, incluindo EUA, Reino Unido, Brasil, França, Alemanha, entre outros. A amostra foi composta por viajantes internacionais que viajam ao menos uma vez por ano para lazer. A análise de dados também foi complementada por informações sobre as pesquisas de hotéis realizadas no KAYAK.