Uber, Nuro e Lucid iniciam testes de robotáxis em vias públicas
Última Atualização: 13/01/2026- Uber, Nuro e Lucid iniciaram testes de robotáxis em vias públicas
- Lançamento comercial previsto para a Baía de San Francisco, EUA, este ano
- Veículos contam com visualização em tempo real do trajeto e sensores
- Parceria prevê a implantação de mais de 20 mil veículos autônomos
- Uber investiu centenas de milhões de dólares no projeto
Uber, Nuro e Lucid confirmaram o início dos testes em vias públicas de seus robotáxis, marcando mais um avanço no desenvolvimento da mobilidade autônoma voltada ao transporte urbano. Os testes começaram no mês passado e antecedem o lançamento comercial previsto para a região da Baía de San Francisco, nos Estados Unidos, ainda em 2026.
A iniciativa é liderada pela Nuro, empresa especializada em robótica, que conduz os testes com protótipos de engenharia de robotáxis, supervisionados por operadores humanos de veículos autônomos. A expectativa é que o serviço seja integrado futuramente à plataforma da Uber, ampliando a oferta de viagens autônomas sob demanda.
O anúncio foi feito durante a Consumer Electronics Show (CES) 2026, onde as empresas também apresentaram detalhes da experiência interna dos veículos, desenvolvida para aumentar a transparência e a confiança dos passageiros durante as viagens.
Entre os recursos destacados estão visualizações em tempo real dentro do veículo, que mostram o trajeto percorrido e o que o sistema autônomo “enxerga” ao redor. Os robotáxis também contam com iluminação em LED, facilitando a identificação do carro correto e exibindo atualizações de status aos usuários.
“By combining leading expertise in electric vehicles, autonomy and ridehailing, we’re building a unique new option for affordable and scalable autonomous rides in the San Francisco Bay Area and beyond,” said Sarfraz Maredia, global head of autonomous mobility and delivery at Uber.
A parceria entre Uber, Nuro e a fabricante de veículos elétricos Lucid foi anunciada no verão do ano passado. Na ocasião, as empresas revelaram planos para implantar 20 mil ou mais veículos Lucid Gravity equipados com o sistema de autonomia da Nuro.
Como parte do acordo, a Uber informou que realizou “investimentos de centenas de milhões de dólares”. Outras fontes apontam que a empresa de transporte por aplicativo teria investido US$ 500 milhões especificamente na Nuro, reforçando a aposta na expansão da mobilidade autônoma em larga escala.