Vendas do e-commerce mantém nível de crescimento ocorrido na pandemia, diz Neotrust
Descontos atrativos e transação facilitada fizeram os pagamentos via Pix crescerem, o que pode servir de inspiração para o mercado de vendas online de viagens
A pesquisa avaliou mais de 1,5 milhão de pedidos diários em 3.000 lojas digitais no país .Foto: Freepik
A empresa de tecnologia e análises Neotrust divulgou durante o Vtex Day, um dos maiores eventos sobre vendas digitais no mundo realizado em São Paulo, sua pesquisa Panorama do Ecommerce no Brasil. De acordo com a pesquisa, o e-commerce no Brasil conseguiu manter a média de consumidores neste canal de vendas, cujo faturamento cresceu 50% comparado aos níveis pré-pandemia.
O levantamento de mercado da Neotrust avaliou mais de 1,5 milhão de pedidos realizados diariamente em 3.000 lojas digitais no país e analisou os principais comportamentos dos consumidores brasileiros, bem como as principais oportunidades e tendências às quais os varejistas devem ficar atentos.
Outro destaque importante do levantamento diz respeito às formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros no comércio digital: o Pix já representa mais de 25% do total. Implementado em 2022 no país, o Pix correspondia, em seu primeiro ano, a 4,7% dos pagamentos do comércio digital. O levantamento indica que os pagamentos por Pix substituíram os via boleto bancário – que caíram de 16,5% para 7,8% em um ano.
Segundo a Neotrust, isso se deve em boa parte pela confiança do consumidor no Pix, mas principalmente pela facilidade que as ferramentas e os sistemas por trás dos comércios digitais proporcionam às lojas virtuais e, consequentemente, aos consumidores ao oferecer a opção de pagamento sem nenhum atrito e inconveniente.
Além disso, o estudo apontou que os consumidores optam pelo Pix devido aos descontos atrativos oferecidos pelos lojistas. “Isso tem feito, inclusive, que o volume de compras parceladas diminua”, afirma Luis Otávio Cambraia, líder de Sales da Neotrust. As vendas à vista entre janeiro e março deste ano corresponderam a 64,89% do total, comparado a 62,12% no mesmo período do ano passado. O Pix, portanto, é um meio de pagamento que o mercado de vendas digitais de viagens e turismo pode ampliar.