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Agentic booking em AI Mode: Google prevê poucas mudanças no modelo comercial

Última Atualização: 26/11/2025
Agentic booking em AI Mode: Google prevê poucas mudanças no modelo comercial
  • O Google confirmou que o modelo comercial do futuro, recurso de agentic booking em AI Mode para viagens, deve seguir o mesmo formato já utilizado atualmente.
  • Durante a Phocuswright Conference 2025, a empresa afirmou que trabalha com grandes parceiros do setor e que 2026 será um ano importante para aprender como os viajantes irão se engajar com o novo sistema.
  • Modelo promete reservas mais automáticas e integradas via inteligência artificial.

O Google afirmou que o modelo comercial da futura experiência de agentic booking em AI Mode para o setor de viagens deverá ser “semelhante ao modelo atual”, mantendo a lógica já utilizada pela empresa em seu ecossistema de parceiros. A declaração foi feita durante a Phocuswright Conference, realizada na semana passada em San Diego (EUA).

A empresa havia anunciado recentemente que pretende levar o agentic booking para viagens, um movimento que ocorre pouco depois de iniciativas equivalentes para restaurantes, eventos e serviços de beleza. A proposta é permitir que a inteligência artificial execute etapas da reserva de forma automatizada, conectando o viajante ao parceiro mais relevante.

“Nesta semana, estamos levando os recursos agentivos do AI Mode para ainda mais pessoas, permitindo eliminar a parte trabalhosa de fazer reservas — como mesas em restaurantes, ingressos para eventos ou agendamentos de beleza e bem-estar.

Basta descrever o que você procura, com todas as suas necessidades e preferências, e o AI Mode fará uma busca em múltiplas plataformas e sites de reservas para encontrar, em tempo real, as opções disponíveis que atendem aos seus critérios”, disse o Google em seu blog de notícias.

Durante o evento, James Byers, group product manager do Google, reforçou que a base da empresa é garantir fluidez e liberdade de escolha ao usuário. Segundo ele, o “alicerce” do Google é “ajudar nossos usuários e conectá-los ao parceiro certo, pelo preço certo e no momento certo.”

Byers destacou também que, independentemente de como o viajante faça a reserva, o Google não quer impor barreiras ao ecossistema. “No momento, vemos isso como um modelo semelhante ao que temos hoje. Vamos adaptá-lo se necessário, mas a ideia é atender todos os parceiros, para todas as formas de compra, e manter o ecossistema o mais aberto possível.”

O Google confirmou ainda que está desenvolvendo a tecnologia em parceria com players globais como Booking.com, Expedia, Marriott International, IHG Hotels & Resorts, Choice Hotels International e Wyndham Hotels & Resorts, ampliando o potencial de adoção do novo sistema.

Ainda sem prazo definido para lançamento, o agentic booking voltado a viagens enfrenta dois desafios principais, segundo Byers: tornar a experiência totalmente fluida e entender o que os viajantes realmente querem desse novo formato.

Ele afirmou que a experiência técnica pode ser ajustada nos próximos meses, mas que o aprendizado sobre comportamento do usuário deve se estender ao longo de 2026. “Esse ponto vamos aprender junto com nossos parceiros e com o ecossistema ao longo do caminho. Vamos observar o que os usuários querem. Acho que 2026 será o ano em que vamos aprender muito. Lições difíceis, lições divertidas, um pouco de tudo — conforme entramos nesse novo mundo.”

A conversa também abordou temas como construção de confiança com os usuários, diferenças entre modelos de linguagem e a evolução do modelo de publicidade na era da IA.

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