Algoritmização de pensamentos e mais desafios da IA no turismo, segundo neurocientista
Última Atualização: 12/03/2025
Álvaro Machado Dias debateu o tema em palestra no Fórum Panrotas
Nesta terça-feira (11), o neurocientista e futurista Álvaro Machado Dias subiu ao palco do Fórum Panrotas, realizado no WTC Events, em São Paulo, para discutir o impacto da inteligência artificial (IA) na inovação e no futuro do turismo. Com uma abordagem provocativa e cheia de reflexões, Dias explicou como a IA está evoluindo e como isso pode afetar o setor.
Dias ressaltou que a história da inteligência artificial remonta à década de 1940, mas que um grande salto ocorreu em 2017 com a publicação do artigo “Attention is All You Need”, do Google DeepMind. Esse trabalho introduziu a tecnologia dos Transformers, base dos modelos generativos como o ChatGPT, o Gemini e outros.
“Esses modelos de linguagem do tipo chatGPT regurgitam as coisas. E assim que eles funcionam. E o que acontece? Qual é a consequência disso? Apesar dele ter toda essa estrutura sofisticada, de vetorização e etc, no fundo, no fundo, ele parece pensar, mas não pensa”, provoca o palestrante, referindo-se aos modelos de linguagem como parte do “paleolítico da IA”.
O neurocientista destacou a evolução para os chamados “modelos de raciocínio“, que vão além da simples geração de texto e criam uma estrutura mais elaborada de decisão. Ele citou como exemplo um assistente de viagem capaz de estruturar um planejamento de 20 dias pela Itália. Ele explica que o modelo tradicional apenas encadeia palavras. Já um sistema mais avançado cria uma árvore de decisões e monta um planejamento mais assertivo.
Mas a grande revolução da IA, segundo Dias, virá quando ela não apenas gerar conteúdo, mas agir no mundo real. “Imagina que você queira encontrar e alugar um imóvel em Nova York. Em vez de apenas sugerir opções, a IA buscará dados, preencherá documentos e deixará o contrato pré-assinado para sua aprovação. Isso já está acontecendo”, afirmou, citando o agente autônomo chinês Manus como exemplo.
IA no turismo
No setor de turismo, esse tipo de IA poderá revolucionar a experiência dos viajantes. Você pode pedir para a IA buscar o melhor momento para comprar passagens, armazenar históricos de preços, analisar tendências e até realizar a compra automaticamente, tudo de forma integrada ao seu celular e cartão de crédito, exemplificou o neurocientista.
Álvaro Dias enfatiza a crescente força dos agentes tecnológicos e a necessidade de manter o controle sobre o processo, sem perder a conexão com o cliente. Ele destaca a importância de avaliar constantemente se a tecnologia realmente trará benefícios ao cliente ou se pode resultar em insatisfação.
“A gente tem que agir avaliando momento a momento se a tecnologia de fato vai melhorar a vida do cliente ou se ela vai simplesmente criar uma tomada com alto risco de insucesso e infelicidade”.
Desafios
Álvaro Dias aponta uma série de desafios que surgem com o uso crescente da tecnologia, especialmente no que diz respeito aos processos de decisão. Ele observa que “se você não participa dos processos decisórios, definitivamente você não se sente parte”, o que cria uma desconexão entre o cliente e as decisões tomadas em seu nome.
Outro desafio citado por Dias é a “algoritmização do pensamento”. Ele explica que, se as pessoas começarem a seguir os algoritmos de maneira acrítica, “termina todo mundo fazendo a mesma coisa”, o que gera um “pensamento de manada”. Isso pode ser prejudicial, pois limita a individualidade e a reflexão crítica, criando um ambiente onde a inovação e a diversidade de ideias ficam escassas.
Travel Tech Hub Day

O Fórum Panrotas dedicou um painel exclusivo à inovação e tecnologia, onde Alexandre Cordeiro confirmou a segunda edição do evento “Travel Tech Hub Day”, em agosto.
“O Travel Tech Hub é uma plataforma de conteúdo que cobre tecnologia e tecnologia para viagens. Nele, temos o marketplace de produtos, uma comunidade de mais de 530 pessoas com rica troca de experiências e o Travel Tech Hub Day, evento inédito de tecnologia que foi um sucesso no ano passado e que terá a segunda edição. O 2° Travel Tech Hub acontecerá em agosto, com key note speakers já confirmados. Divulgaremos a data oficial e o local em breve”, afirmou Cordeiro.
O Travel Tech Hub Day é realizado pela comunidade Travel Tech Hub e PANROTAS.