Travel Tech Hub
AIBooking Engine

Booking integra IA da OpenAI e registra crescimento global

Última Atualização: 03/11/2025
Booking integra IA da OpenAI e registra crescimento global
  • A Booking Holdings testa aplicativos de IA com OpenAI, destacando melhorias em pesquisa, conversão e satisfação do cliente, enquanto registra crescimento robusto nos EUA, Europa e Ásia.
  • Executivos reforçam que a IA vai complementar, e não substituir, o papel da empresa no planejamento e execução de viagens.

A Booking Holdings, controladora de plataformas como Booking.com, Priceline, Kayak, Agoda e OpenTable, compartilhou atualizações sobre seu programa de testes com OpenAI durante a teleconferência de resultados do terceiro trimestre com analistas financeiros.

No início de outubro, durante a conferência de desenvolvedores da OpenAI, foi anunciada a integração de aplicativos dentro do ChatGPT, com a Expedia e Booking.com como primeiros parceiros, criando um novo canal de distribuição e planejamento de viagens.

O CEO Glenn Fogel afirmou que ainda é cedo, mas destacou a satisfação da empresa:
“Eu acho que isso diz algo sobre nós e o valor que trazemos aos parceiros, que eles escolheram começar conosco.”

O CFO Ewout Steenbergen comentou sobre os impactos iniciais da integração:
“[Estes são] sinais muito iniciais que estamos percebendo, mas, de modo geral, estamos muito encorajados com o que estamos vendo.”

Segundo ele, os primeiros sinais indicam buscas mais rápidas, maior conversão, menores taxas de cancelamento e alta satisfação do cliente.

Sobre o futuro da descoberta de viagens via IA, Fogel comentou:

“Mesmo que as pessoas mudem ao longo do tempo a forma como querem iniciar sua inspiração para viagens, acredito que estaremos sempre presentes para fornecer o que realmente é necessário, que é ir além e executar a transação real, garantindo que obtenham o melhor valor, garantindo os tipos corretos de pagamento e seguindo todas as regulamentações — algo muito complexo.”

Steenbergen acrescentou que, embora a participação de modelos de linguagem avançada (LLMs) ainda seja pequena, o crescimento é perceptível e espera-se que os mundos tradicionais de busca e IA se tornem cada vez mais híbridos.

Crescimento nos EUA, Europa e Ásia

No terceiro trimestre, a Booking Holdings registrou crescimento acelerado nos EUA, impulsionado principalmente por viagens outbound e pelo setor B2B, enquanto Europa apresentou crescimento de um dígito alto e a Ásia e outras regiões de dois dígitos baixos.

Steenbergen destacou a expansão do canal direto nos EUA, atribuída ao fortalecimento da brand awareness: “O que estamos vendo é claramente um retorno do fortalecimento da nossa marca nos EUA, mais familiaridade e, portanto, mais clientes vindo diretamente para nós nos EUA.”

Na Ásia, o crescimento foi impulsionado pelo player local Agoda e pela plataforma global Booking.com, reforçando a importância estratégica do continente para a empresa nos próximos anos.

Resultados financeiros

A companhia reportou 8% de crescimento anual em noites de hospedagem, totalizando 323 milhões, enquanto o gross booking cresceu 14% para US$ 49,7 bilhões e a receita aumentou 13% para US$ 9 bilhões. O lucro líquido alcançou US$ 2,7 bilhões, alta de 9% sobre o mesmo período de 2024, e o EBITDA ajustado subiu 15% para US$ 4,2 bilhões.

Apesar da incerteza macroeconômica e geopolítica, a empresa destacou momentum contínuo na demanda por viagens, além de investimentos em IA, marketing e oferta de produtos.

Compartilhe