Brasileiros viajam pelo bem-estar e empresas já incorporam pausas como benefício corporativo
Última Atualização: 07/07/2025
Em um momento em que saúde mental e qualidade de vida ganham protagonismo nas discussões sobre o futuro do trabalho, as viagens surgem como aliadas importantes no combate ao estresse e à exaustão. Segundo uma pesquisa global encomendada pela Booking.com, 79% dos brasileiros veem nas viagens uma ferramenta essencial para seu bem-estar emocional em 2025.
A tendência é ainda mais visível entre os jovens da Geração Z e o público masculino, com 17% e 18%, respectivamente, afirmando que pretendem fazer ao menos uma viagem solo de lazer ao longo do ano.
O cenário reforça a importância de ações corporativas voltadas para o equilíbrio emocional dos colaboradores. Para Bruno Carone, CEO e cofundador da Férias & Co., o caminho está na valorização das pausas planejadas. “Viajar é uma forma de desacelerar, reorganizar prioridades e voltar com mais clareza e energia. Empresas que oferecem esse tipo de benefício mostram que se importam genuinamente com o bem-estar de seus times”, afirma.
A Férias & Co. é uma plataforma de benefícios corporativos de viagens que permite aos colaboradores acesso a hospedagens com tarifas negociadas, passagens aéreas e apoio na organização da viagem, tudo reunido em um portal exclusivo. A solução também permite que empresas premiem funcionários com créditos de viagem, seja como incentivo, reconhecimento ou comemoração.
Um levantamento realizado pela Férias & Co. em parceria com a USP mostrou que:
- 94% dos funcionários acreditam que tirar férias melhora a produtividade;
- 66% relatam maior engajamento com o trabalho ao utilizar o benefício;
- 60% afirmam que o acesso ao Férias & Co. diminuiu o interesse em buscar outro emprego.
“O impacto não é apenas emocional, pois investir nesse tipo de experiência melhora o engajamento, contribui para a retenção de talentos e reforça a marca empregadora”, destaca Carone.
O que buscam os viajantes brasileiros em 2025?
De acordo com a pesquisa da Booking.com, os principais motivos para viajar são:
- Relaxamento (62%);
- Conhecer novos destinos nacionais (45%) ou internacionais (40%);
- Conexão com a natureza (41%);
- Reencontro com pessoas queridas (36%).
Mesmo em viagens solo, os brasileiros mantêm o espírito social: 55% relatam que fizeram amizades durante a viagem e 43% participaram de atividades em grupo, como passeios guiados e encontros com moradores locais.
Ao escolher o destino, os principais critérios são:
- Segurança (76%);
- Custo-benefício (75%).
Para Bruno Carone, “oferecer um benefício de viagem vai muito além de bonificar. É reconhecer que saúde mental e tempo de qualidade são fatores estratégicos de produtividade e satisfação”.