CEO da Expedia revela estratégias para integrar inteligência artificial ao turismo em 2025
Última Atualização: 21/02/2025
Tecnologia será usada para aprimorar produtos e serviços, adaptar-se às mudanças nos hábitos de pesquisa dos viajantes e explorar parcerias com startups
O Expedia Group fechou 2024 com resultados financeiros sólidos e aposta na inteligência artificial para alavancar seu crescimento em 2025. Segundo a CEO da empresa, Ariane Gorin, a estratégia da companhia será focada em três frentes: oferecer mais valor aos viajantes, investir em oportunidades estratégicas e ampliar a eficiência operacional.
“Primeiro, entregar mais valor para os viajantes. Segundo, investir onde vemos a maior oportunidade de impulsionar o crescimento em cada parte do nosso negócio. E terceiro, continuar impulsionando eficiências operacionais e expandindo nossas margens”, afirmou Gorin em uma conferência com analistas.
A IA será um pilar essencial para alcançar esses objetivos, destacou a executiva em uma conferência com analistas. Segundo ela, a tecnologia será usada para aprimorar produtos e serviços, adaptar-se às mudanças nos hábitos de pesquisa dos viajantes e explorar parcerias com startups inovadoras do setor.
IA no turismo: novas formas de pesquisa e personalização
Gorin destacou que a forma como as pessoas planejam viagens está mudando rapidamente e que o Expedia Group precisa garantir visibilidade nesses novos canais. “Os viajantes vão começar a pesquisar de maneiras diferentes. E então precisamos ter certeza de que nossas marcas estão aparecendo nesses novos lugares onde as pessoas estão usando a pesquisa nativa de IA generativa”, explicou.
A empresa também pretende reforçar sua presença no setor B2B, oferecendo soluções baseadas em inteligência artificial para parceiros comerciais. Além disso, busca oportunidades de colaboração com startups especializadas em IA para fortalecer seu ecossistema de produtos e serviços.
Crescimento da Vrbo e Hotels.com impulsiona resultados
Os bons resultados financeiros de 2024 foram impulsionados pelo crescimento das marcas B2C do grupo – Expedia, Hotels.com e Vrbo –, além do aumento de 21% na receita B2B e de 25% na publicidade. A receita total no ano foi de US$ 13,7 bilhões, um crescimento de 7% em relação a 2023, conforme relatou reportagem do PhocusWire.
A Vrbo e a Hotels.com, que passaram por um período de adaptação à nova plataforma tecnológica do Expedia Group, voltaram a registrar crescimento. “Quando assumi como CEO no ano passado, definimos a ambição de trazer a Vrbo e a Hotels.com de volta ao crescimento, ao mesmo tempo em que ampliamos nossos pontos fortes na marca Expedia e na publicidade. Estou orgulhosa de como nossas equipes atenderam a esse chamado para ação”, afirmou Gorin.
Para a Vrbo, um dos fatores-chave foi a adição de um milhão de unidades de hospedagem, principalmente em áreas urbanas. Já a Hotels.com sofreu impactos durante a migração para a nova plataforma, mas a empresa promete novidades para 2025.
O programa de fidelidade OneKey, lançado nos EUA e no Reino Unido, teve sua expansão global pausada enquanto a companhia avalia seus impactos nas marcas Expedia, Hotels.com e Vrbo. Segundo Gorin, a empresa está analisando “por marca e por geografia” para definir os próximos passos.