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Companhias aéreas usam tecnologia gráfica para aprimorar a experiência de reserva de voos 

Última Atualização: 16/01/2025
Companhias aéreas usam tecnologia gráfica para aprimorar a experiência de reserva de voos 

Canadense WestJet utiliza grafos da Neo4j para otimizar sua programação de voos e proporcionar uma experiência de reserva mais intuitiva

O uso de uma tecnologia inovadora tem aprimorado as operações de companhias aéreas ao redor do mundo: os bancos de dados de grafos. A WestJet, uma das maiores do Canadá, é um exemplo de como a automação pode transformar a experiência de voo para os passageiros. A companhia tem usado grafos para otimizar sua programação de voos e proporcionar uma experiência de reserva mais intuitiva.

Com uma média de 750 voos diários, a companhia aérea precisava garantir que os clientes não encontrassem opções de voos disponíveis, visualizando essas opções de maneira clara, especialmente para destinos com horários sazonais ou que operam em dias específicos da semana. 

Para enfrentar esse desafio, a empresa adotou o banco de dados gráfico Neo4j, que se mostrou a solução ideal para lidar com a complexidade de seus cronogramas.

“Precisávamos de uma solução de programação de voos que pudesse lidar com grandes volumes de informações e levar em conta as regras necessárias sobre combinações de origem e destino”, explicou em comunicado Dave Pirie, gerente de entrega para check-in digital da WestJet.

Como funciona?

A tecnologia de grafos permite travessias rápidas de dados relacionados, essencial para a complexidade das rotas da companhia, e possibilita à equipe ajustar os horários com mais facilidade, levando em consideração as diversas variáveis, como a conexão entre voos e a necessidade de escalas mais longas entre destinos internacionais.

O banco de dados Neo4j permite que a companhia mapeie sua vasta rede de voos com cerca de 500.000 nós e cinco milhões de relacionamentos. 

Foto: Divulgação/WestJet

O uso do sistema, que já foi implementado em uma versão inicial com o Neo4j Community Edition, foi posteriormente aprimorado para o Neo4j Enterprise Edition, proporcionando uma melhoria significativa no tempo de processamento. “O Neo4j Enterprise é muito mais rápido que o Community Edition”, comentou Sean Hu, desenvolvedor de software sênior da WestJet. “Agora, atualizar o cronograma online leva metade do tempo”, completou.

Com uma projeção de atender 30 milhões de passageiros anualmente até 2028, a WestJet vê na automação e na tecnologia gráfica uma forma de continuar crescendo sem comprometer a qualidade do serviço. 

Em 2024, a WestJet migrou para o Neo4j AuraDB no Microsoft Azure, o que ajudou a melhorar ainda mais a confiabilidade do sistema e reduzir a latência, garantindo mais segurança e controle no processo. A decisão de investir em tecnologia de ponta foi tomada para suportar o crescimento contínuo da empresa e enfrentar imprevistos, como as mudanças no cronograma causadas por eventos climáticos extremos.

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