Travel Tech Hub
DestinosEventos

Demanda por participação em feiras internacionais de turismo cresce 10% em 2025

Última Atualização: 10/07/2025
Demanda por participação em feiras internacionais de turismo cresce 10% em 2025

O Brasil está intensificando sua presença no cenário turístico internacional, com um aumento significativo na busca por participação em feiras e eventos do setor. Nos primeiros meses de 2025, a Embratur, em parceria com o Sebrae, registrou um aumento de 10% na demanda por ações promocionais no exterior, comparado ao mesmo período de 2024. O número de inscrições para as 13 feiras programadas no primeiro semestre de 2025 chegou a 737, destacando-se como um reflexo do crescimento no interesse do trade turístico brasileiro.

Aumento da participação nas feiras internacionais

O crescimento foi observado de maneira consistente nas diferentes regiões do Brasil. O Sudeste segue como a região com maior número de participações, representando 55% das inscrições, enquanto o Nordeste somou 23%. A região Sul apresentou um aumento de 3% nas inscrições para as feiras internacionais em comparação com o ano anterior.

Micro e pequenas empresas também tiveram um espaço importante nas seleções, com cerca de 35% dos coexpositores representando esses segmentos. Essa participação busca fortalecer a qualificação e a internacionalização de produtos turísticos, além de abrir portas para novas oportunidades comerciais. Em termos de representatividade, até junho de 2025, os participantes foram compostos por 26% da iniciativa privada, 11% de órgãos públicos e 4% de convention & visitors bureaus (CVB).

Parcerias

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destaca que o crescimento no engajamento de empresas e governos evidencia a importância das feiras como uma “vitrine” para os produtos turísticos brasileiros no mercado global. Para Freixo, o aumento de visitantes internacionais ao Brasil e o crescimento nas entradas de divisas confirmam o sucesso da estratégia:

“O Brasil é cada vez mais procurado lá fora, como percebemos pelos números recordes de chegada de turistas internacionais e de entradas de divisas do turismo que temos registrado. O aumento na participação de empresas e parceiros nos estandes da Embratur reflete o desejo de se fazer negócios, promover e vender mais o Brasil. É um trabalho de diálogo constante que a Embratur vem fazendo com todo o trade, facilitando e oportunizando a internacionalização de produtos e experiências brasileiras com o propósito de geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável da atividade. E se mais governos e empresas acreditam no turismo, abrimos a possibilidade de receber ainda mais visitantes nos nossos destinos, transformando esse bom momento em uma constante”, afirmou.

Décio Lima, presidente do Sebrae, aponta que o crescimento da demanda por feiras internacionais se deve à profissionalização e resultados. Para ele, as feiras se tornaram um canal estratégico para o fechamento de negócios, com ações complementares que ajudam a fortalecer a presença das empresas no mercado internacional.

“O aumento na procura por espaço em feiras é em função do resultado. A feira é um canal para realmente fechar negócio, porque tem outras ações de mercado que estão ali integradas e que se fortalecem automaticamente. Em função dessa profissionalização e da efetiva perspectiva de fechamento de negócios, obviamente os empresários ampliam a busca, desejam participar das feiras. A participação exige investimento. Então, para o empreendedor investir é necessário que ele tenha uma perspectiva de resultado”, explica Lima.

Ele ainda complementa que o aumento do interesse de microempresas nas feiras é reflexo de uma ação integrada entre o Sebrae e a Embratur, proporcionando acesso a canais antes vistos como exclusivos para grandes empresas. Agora, pequenos negócios também podem aproveitar essas oportunidades de internacionalização.

Editais de participação e novos mercados

Em 2025, a Embratur publicou 14 editais para a promoção do Brasil em 12 mercados internacionais, com destaque para feiras segmentadas, como MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). Dentre os eventos, estão a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), FITUR (Feira Internacional de Turismo de Madri), ITB Berlim, IMEX Frankfurt, Seatrade e outras importantes plataformas de promoção turística mundial.

Os principais mercados contemplados incluíram países como Estados Unidos, Colômbia, Alemanha, Espanha, Portugal, França e China, entre outros. Em termos de crescimento percentual, a FITUR, a BTL Lisboa e a Seatrade tiveram os maiores aumentos, com 29% a mais de vagas para expositores em relação a 2024, seguidas pela IMEX Frankfurt com 16% e pela ITB Berlim com 10%.

Com esse ritmo acelerado de promoção, o Brasil visa consolidar-se cada vez mais como um destino turístico de excelência, com um trade turístico preparado para atuar globalmente, fechando negócios e promovendo os melhores produtos e experiências que o país tem a oferecer.

Compartilhe