Travel Tech Hub
NEWSTravel Tech

Destaques do Travel Connect 2023

Última Atualização: 26/10/2023
Destaques do Travel Connect 2023

Evento realizado pela Voll em São Paulo reuniu profissionais da indústria de viagens, mobilidade e de tecnologia.

Veja os destaques do evento:

Highlights da GBTA Convention 2023

Ana Luísa Prado, da Syngenta e Joyce Macieri, da Minerva Foods trouxeram diretamente de Dallas, onde ocorreu a GBTA Convention, as tendências globais que estão moldando a experiência do viajante corporativo, os pilares ESG e a gestão de viagens, mobilidade e expense.

  • As políticas e orçamentos de viagens corporativas indicando um novo nível de investimento
  • Um crescimento acelerado tanto nas viagens internacionais quanto nas viagens corporativas
    para eventos e campanhas de incentivo
  • A inflação, que, apesar de seus desafios, levou a níveis de gastos mais elevados

Google Insights: O novo viajante brasileiro

Predomínio do Turismo terreste.
De acordo com os dados apresentados por Maurício Martiniano, Head of Data & Insights na Google, houve uma alta de 156% na busca por rotas de até 250 quilômetros de distância de 2019 para 2023, enquanto a busca por rotas com distâncias até 3,5 mil quilômetros caiu 77% no período.

Metade do interesse do consumidor está na hospedagem
A hospedagem, que em 2019 representava 35% do interesse do consumidor brasileiro,
hoje representa 50%.

Jornada do viajante é digital
A jornada de descoberta do viajante, ou seja, o início da busca por viagens é, predominantemente, digital. Buscas no Google e no YouTube lideram e os aplicativos têm papel de destaque no país. Em média, o Brasileiro fica 5h20 por dia em aplicativos, ficando atrás apenas da Indonésia.

Quais são as novas necessidades dos viajantes corporativos atuais?

  • Um levantamento feito em 2023 indicou que os quatro aspectos que mais impactam a experiência do viajante corporativo são:
  • Voar em classe econômica ou poltronas desconfortáveis em médias e longas distâncias
  • (A falta de) Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
  • Horário de voos (partida/chegada) que alteram a rotina, como de madrugada, horários
  • de almoço e que atrasam seus compromissos
  • Jetlag e o tempo necessário para descanso e recuperação pós viagem
  • Acessibilidade: processos ou recursos claramente definidos que são amplamente
  • eficazes para funcionários com deficiências

Futuro da Distribuição Hoteleira

Custos invisíveis na Gestão de Despesas

Como solucionar o desafio dos custos invisíveis em viagens corporativas? Algumas das maneiras que podem auxiliar os gestores de viagens ao enfrentar esse cenário desafiador

  • Políticas de viagem claras: Desenvolver e comunicar políticas de viagem claras que estabeleçam diretrizes específicas para a aquisição de passagens, acomodações, refeições, aluguel de carros e outros gastos relacionados a viagens de negócios.
  • Automatização de relatórios de despesas: Utilizar software de gestão de despesas para automatizar o processo de despesas. Isso tornará mais fácil rastrear todos os gastos, incluindo aqueles que podem ser perdidos em papeladas ou recibos físicos.
  • Plataformas de reservas centralizadas: Utilizar plataformas de reserva de viagens centralizadas que permitam a reserva de voos, hotéis e outros serviços por meio de um sistema unificado. Isso facilita o rastreamento de todas as reservas e despesas relacionadas.
  • Auditorias regulares: Realizar auditorias regulares nas despesas de viagem para identificar qualquer gasto não autorizado ou irregular. Isso pode ajudar a identificar áreas onde os custos invisíveis podem estar ocorrendo.
  • Revisão contínua: Avaliar continuamente os gastos de viagem e fazer ajustes nas políticas e procedimentos conforme necessário para reduzir os custos invisíveis.
  • Parceria com agências de viagens: Trabalhar com agências de viagens especializadas que possam fornecer insights e assistência na gestão de custos de viagem corporativa.

Além desses destaques, outros temas relevantes foram tratados no palco do evento, como: Liderança Feminina, ESG na gestão de mobilidade urbana, A revolução na experiência do cliente corporativo, O futuro da distribuição hoteleira, Expense management e Inteligência artificial aplicada à jornada do viajante corporativo.

Para ver o conteúdo completo do evento em slides e vídeos, basta clicar no botão abaixo.

Compartilhe