Dicas inspiradas no conteúdo do TikTok para marketing de viagens
Última Atualização: 18/07/2024Viagens mais sustentáveis, conteúdo gerado por clientes, vídeos de curta duração são alguns dos perfis de conteúdos que podem gerar audiência e ajudar nas vendas
Repostar conteúdo de viagem criado pelos próprios clientes pode ser uma boa estratégia de engajamento nas redes sociais Foto: Freepik
O conteúdo de viagens está bombando nas redes sociais, com fotos deslumbrantes, dicas de viagem e atualizações em tempo real postadas por criadores de conteúdo especializado, facilitando que profissionais de viagens se conectem com clientes, parceiros e fornecedores para aumentar seus lucros.
Uma navegada no TikTok em pesquisa por conteúdo de viagens dá inspiração para turbinar o marketing digital de qualquer empresa de viagem. Veja a seguir algumas sugestões:
Viagens mais sustentáveis
São uma tendência que só deve crescer, com mais opções de acomodações com práticas sustentáveis e experiências de imersão cultural, agroturismo e “volunturismo” – prática que mistura trabalho voluntário com turismo.
Mesmo o turismo gastronômico está centrando foco para o uso de ingredientes locais e o apoio a produtores locais, tornando a comida uma parte central de aventuras de viagem. Comer e beber localmente é uma das atividades mais procuradas nas plataformas de mídia social atualmente.
Rotas alternativas também fazem parte dessa seara, com viajantes ativamente procurando “destinos substitutos” aos destinos populares, estimulando a economia de outros locais menos privilegiados pelo mercado de turismo global.
Muitos influenciadores estão optando por destacar lugares menos visitados, mas igualmente bonitos, que oferecem uma experiência similar aos seus equivalentes mais famosos, por exemplo visitar Paros em vez de Santorini, entre as ilhas gregas.
Conteúdo gerado por clientes
Como diz o ditado, “As pessoas compram de pessoas que conhecem, gostam e confiam.” Isso é verdadeiro para as mídias sociais. Convidados compartilhando suas experiências nas plataformas de mídia social constroem conteúdo autêntico e relacionável. Isso pode ser incentivado através de concursos ou oferecendo incentivos.
Da mesma forma, repostar e destacar conteúdo gerado pelo usuário em seus próprios canais de mídia social pode construir confiança, mostrar experiências reais e criar uma comunidade leal em torno de sua marca, que por sua vez pode aumentar o engajamento e fidelizar clientes.
Vídeos de curta duração
Vídeos curtos e envolventes têm tido um aumento significativo em popularidade – sem sinais de desaceleração dessa tendência. Consumidores têm um volume sem precedentes de conteúdo para escolher, seja a vitrine de um destino, um tutorial de como conseguir vantagens em uma reserva ou o vislumbre dos bastidores de um evento.
Mantenha o feed do perfil de seu destino impactante, inspirador e memorável se quiser se destacar. A tendência é conteúdo de forma curta e vertical, que parece continuar no futuro.
Transmissão ao vivo
As transmissões ao vivo oferecem interação em tempo real e uma visão autêntica e credível de uma experiência de viagem, por exemplo, com tours ao vivo de destinos populares e instalações de hotéis.
Nestes casos, é importante responder perguntas de espectadores em tempo real, ou através de sessões de perguntas e respostas ao vivo, com especialistas em viagens, ou como parte de uma colaboração com influenciadores para dialogar sobre itinerários, dicas e mostrar promoções atuais.
Personalização
Em uma era em que os hóspedes estão gerenciando cada vez mais seus planos de viagem de forma digital e esperam um serviço e experiência mais personalizados, os dados são essenciais.
Dados de interações nas redes sociais podem oferecer insights sobre preferências dos clientes, e permitir que os operadores ajustem conteúdo e ofertas de acordo. Da mesma forma, conteúdo interativo como enquetes, quizzes e pesquisas também podem reunir insights para construir recomendações melhores e mais personalizadas.