Travel Tech Hub
AIDestinosNEWS

Embratur aposta em inteligência de dados para fortalecer turismo brasileiro

Última Atualização: 30/06/2025
Embratur aposta em inteligência de dados para fortalecer turismo brasileiro

A Embratur reforçou, na última quinta-feira (26), a importância da inteligência de dados para a gestão do turismo nacional durante o Encontro Anual da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), realizado em Blumenau (SC). Representando a agência no painel “Redes Colaborativas e a Criação de um Ecossistema de Aprendizado Contínuo”, o gerente de Inteligência de Dados e Competitividade, Fábio Montanheiro, destacou o papel estratégico dos dados e da atuação conjunta entre os observatórios de turismo.

O evento reuniu mais de 70 observatórios associados à RBOT, além de gestores, pesquisadores e profissionais do setor. Com o tema “Redes Colaborativas e o Uso de Dados na Gestão do Turismo Brasileiro”, a 9ª edição do encontro visou ampliar o diálogo sobre o uso de indicadores para qualificar a promoção e o planejamento turístico no país.

“O centro de inteligência de dados é muito importante para a Embratur. Tudo o que fazemos tem embasamento em dados. Assim, é possível saber, por exemplo, o que a gente tem que fazer em Portugal para promover o Brasil, que já é diferente da Espanha, da França ou da Alemanha”, afirmou o presidente da Agência, Marcelo Freixo. “Entender como cada país olha para a gente é uma vantagem. Além disso, o Brasil tem uma diversidade extraordinária para receber todos os tipos de turistas”, completou.

Durante o painel, Montanheiro apresentou projetos como o programa Novas Rotas, voltado à capacitação e geração de conhecimento em destinos turísticos emergentes, ainda fora do circuito tradicional de promoção. Ele também detalhou a criação do Observatório de Turismo da Amazônia, fruto de uma colaboração com estados como Amapá, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins e Pará.

“A gente está construindo um painel de dados e uma plataforma para que os estados da Amazônia possam monitorar seus fluxos turísticos localmente”, explicou. Segundo ele, o trabalho conjunto entre territórios e a Embratur vai acelerar a construção de uma rede nacional de inteligência de dados aplicada ao turismo.

“Foi uma boa oportunidade, pois falamos sobre as áreas de inteligência e competitividade, em como a gente pode trabalhar em conjunto para desenvolver inteligência nos territórios e produzir dados que todo mundo possa ter acesso”, afirmou Montanheiro. “Essa colaboração vai fazer o projeto de transformar o Brasil numa rede de inteligência de dados acontecer muito mais rapidamente.”

Inteligência de dados a serviço do turismo

A área de Inteligência de Dados da Embratur é responsável por coletar, analisar e divulgar informações sobre o turismo internacional no Brasil. A atuação envolve a projeção de chegada de turistas, mapeamento de fluxos e o desenvolvimento de indicadores estratégicos para tomada de decisões por parte de gestores públicos e privados.

Entre os destaques da área está o Painel de Dados da Embratur, ferramenta gratuita com informações detalhadas sobre chegadas por país de origem, receita turística, conectividade aérea com o Brasil e os chamados Market Insights – estudos que trazem um retrato aprofundado dos principais emissores de turistas, seus perfis, comportamentos de compra e outros dados valiosos.

Compartilhe