Travel Tech Hub
AINEWS

Hotéis se adaptam ao novo viajante: busca por internet e áreas de trabalho cresce 50%

Última Atualização: 04/12/2025
Hotéis se adaptam ao novo viajante: busca por internet e áreas de trabalho cresce 50%
  • Hóspedes estão exigindo conectividade mais rápida durante a estadia.
  • A demanda por mais tomadas e pontos de energia nos quartos e áreas comuns aumentou.
  • O nomadismo digital pressiona os hotéis a oferecer espaços adequados para trabalho.

O nomadismo digital vem se consolidando como uma tendência global e continua influenciando a forma como hotéis adaptam seus serviços. Com a flexibilização do trabalho remoto e a busca por maior qualidade de vida, cresce o número de profissionais que passam longos períodos viajando, alternam cidades e trabalham integralmente online. Esse novo perfil pressiona o setor hoteleiro a reforçar sua infraestrutura de conectividade, conforto e ambientes adequados para trabalho.

Na Rede Master de Hotéis, operada pela Rede Platamon (Grupo Isdra), o monitoramento interno mostra que, mesmo sem aumento significativo no número de hóspedes remotos, há uma clara mudança de comportamento. A permanência típica do viajante que trabalha à distância, o chamado “weekstay”, de segunda a quinta-feira, caiu de 3,11% em 2024 para 2,75% em 2025, mas a exigência por boas condições de trabalho cresceu.

Menções relacionadas à internet, tomadas e espaços adequados para trabalhar nas avaliações de hóspedes aumentaram cerca de 50%, passando de 3,47% para 5,21% entre 2024 e 2025. A rede avalia que, embora o público remoto não tenha crescido numericamente, ele está mais atento e exigente.

“A forma de viajar está mudando, e mesmo quem não é nômade digital espera hoje uma experiência que permita trabalhar com conforto e estabilidade”, afirma a CEO da Rede Master de Hotéis, Lívia Trois. “Cada vez mais, o hóspede quer ter a liberdade de resolver algo do trabalho sem complicação. Isso impacta diretamente a nossa operação”, acrescenta.

Para responder a essa demanda crescente, todos os hotéis da Rede Master já oferecem Wi-Fi de alta qualidade, mesas de trabalho nos apartamentos e salas de reuniões com diferentes capacidades, desde auditórios para eventos corporativos até espaços menores destinados a videochamadas e trabalho colaborativo.

Além da estrutura já existente, a rede revisou seus investimentos em conectividade. No hotel de Gramado, melhorias mais robustas foram implementadas após análises internas indicarem maior uso da rede e mais feedbacks relacionados à qualidade da internet.

“Nosso compromisso é acompanhar de perto o comportamento dos hóspedes. Por isso, estamos investindo continuamente em estabilidade de conexão e ambientes adequados para quem precisa trabalhar”, destaca Lívia.

Compartilhe