Embratur leva inteligência de dados ao Fórum Global da ONU e reforça aposta no mercado chinês
Última Atualização: 01/10/2025
A cidade de Guilin, na China, foi palco entre os dias 18 e 20 de setembro da 19ª edição do Fórum Turismo – PATA da ONU, um dos principais encontros internacionais sobre tendências do setor. O evento, que em 2025 teve como tema “Sinergia em Movimento: Mapeando Novas Fronteiras para um Ecossistema Turístico Resiliente, Sustentável e Inteligente”, reuniu autoridades, especialistas e líderes da indústria da Ásia e do Pacífico.
A Embratur teve participação de destaque, apresentando sua estratégia de inteligência de dados — considerada peça-chave da atual gestão — além de iniciativas que vêm impulsionando a promoção internacional do Brasil e resultando em recordes de chegadas de turistas estrangeiros.
O gerente de Informação e Inteligência de Dados da Agência, Fábio Montanheiro, ressaltou que o convite da ONU Turismo representou mais do que a simples apresentação de uma ferramenta tecnológica.
“Apresentamos nossa ferramenta e como ela é utilizada, mas também destacamos a cooperação regional e o Plano Brasis, que hoje é nosso principal instrumento nesse campo. Recentemente, entregamos 27 documentos específicos para cada estado, com diretrizes e orientações sobre como promover cada destino de forma estratégica, além de um plano macro nacional”, explicou.
Ele acrescentou que o evento foi uma oportunidade única para reforçar a posição do Brasil no cenário global. “Este é um espaço muito relevante, pois o Fórum permite compartilhar a experiência do Brasil, que tem alcançado resultados notáveis nos últimos anos”, afirmou.
Na primeira sessão técnica, dedicada à governança e políticas para o futuro do turismo, a Embratur demonstrou como sua plataforma gera insights acionáveis, soluções inovadoras e suporte estratégico para tomadas de decisão. O sistema de monitoramento permitiu analisar mercados emissores, comportamento de viajantes e oportunidades de promoção, possibilitando ao Brasil antecipar tendências e ajustar sua presença internacional.
A participação da Agência em Guilin também ampliou o diálogo com Organizações Nacionais de Turismo (NTAs), representantes da indústria e stakeholders chineses, reforçando a imagem do Brasil como referência em inovação e governança baseada em dados.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a relevância da aproximação com o mercado chinês.
“Trazer mais turistas chineses para o Brasil representa uma oportunidade estratégica. Esse público busca vivências autênticas, contato com a natureza e riqueza cultural, atrativos que temos em abundância. Por meio de parcerias que estamos fazendo com o país asiático, como a assinatura dos Memorandos de Entendimento (MOUs) que conectam a Embratur a empresas estratégicas do setor de turismo de lá, estamos superando barreiras de idioma, cultura e acesso, ao mesmo tempo em que fortalecemos os laços entre as duas nações”, disse.
Organizado pela ONU Turismo, pela PATA e pela Universidade Politécnica de Hong Kong, com apoio do município de Guilin, o Fórum também abordou gestão de destinos, inovação tecnológica, mercados emissores e qualificação profissional, consolidando-se como um dos principais espaços de debate sobre o futuro do turismo internacional.