ERP Summit: Onfly apresenta novidades com IA e cartão cooperativo inteligente
Última Atualização: 28/03/2025
Paulo Alves, diretor de produtos da Onfly, fala sobre como a tecnologia está mudando a gestão de viagens
A Onfly foi uma das empresas que marcou presença no ERP Summit Brasil 2025, realizado nos dias 24 e 25 de março no Expo Center Norte, em São Paulo. Com foco em soluções de gestão de viagens corporativas, a empresa apresentou na feira as inovações que prometem simplificar processos e reduzir custos para organizações.
Segundo Paulo Alves, diretor de produtos da Onfly, a plataforma foi criada para preencher uma lacuna no mercado, oferecendo uma experiência simplificada para os colaboradores que precisam viajar a trabalho.
Eu passei por isso por muitos anos da minha carreira, viajando, sendo gestor de outras empresas. E a OnFly foi criada justamente para preencher essa lacuna. Então hoje, em apenas três minutos, o colaborador pode entrar diretamente na plataforma e fazer suas próprias reservas, claro com todo um respaldo das políticas e regras”, disse no evento.
Alves explicou como a Onfly integra todo o processo de viagem corporativa, abrangendo passagens aéreas, hospedagem, locação de veículos e até transporte terrestre. Além disso, a plataforma oferece suporte para a gestão de despesas, consolidando todos os gastos em um único aplicativo.
“Desde o deslocamento até o aeroporto até as despesas com combustível, pedágios e alimentação, tudo é registrado na plataforma. Isso elimina a necessidade de troca de e-mails e processos burocráticos”, explicou Paulo.

Novidades apresentadas na feira
Durante o ERP Summit, a Onfly apresentou diversas novidades, destacando suas integrações com mais de 85 ERPs (Enterprise Resource Planning, que significa Planejamento de Recursos Empresariais) do mercado brasileiro. A plataforma oferece soluções em mobilidade, comunicação, segurança e autenticação, garantindo um processo totalmente integrado de reservas e gestão de despesas.
“Uma das principais inovações é o cartão corporativo, que elimina a necessidade de movimentação de valores e troca de moedas. Com esse cartão, o colaborador tem acesso direto ao valor necessário para suas despesas durante o período da viagem, simplificando a gestão financeira”, disse.
Outra novidade é a integração das políticas de viagens diretamente nas maquininhas de cartão. Quando uma transação não está em conformidade com a política da empresa, a maquininha automaticamente bloqueia a operação, garantindo maior segurança e prevenindo gastos inadequados.
“Nós pegamos todas as políticas de viagens e colocamos diretamente nas maquininhas de cartão. Ou seja, atualmente o colaborador já não consegue mais fazer as transações diretamente, a própria maquininha já dá uma negativa para ele. Isso traz maior segurança. Muitas vezes você fere uma política de viagem sem saber e depois você tem que ficar prestando contas. Então, a gente elimina esse trabalho de prestação de contas final e também damos ao colaborador a oportunidade de entender os gastos no dia a dia”, explica o diretor da Onfly.
Inteligência artificial para análises
Entre as novidades apresentadas no ERP Summit, destaca-se a utilização de inteligência artificial (IA) para otimizar a análise de relatórios e identificar possíveis irregularidades. Alves explicou como a IA também atua na automação de processos e no suporte ao cliente, reduzindo significativamente o tempo gasto com tarefas operacionais.
“Além da tecnologia aplicada, utilizamos inteligência artificial para apoiar nossos clientes por meio de robôs personalizados, criados para atender regras específicas de identificação”, disse.
Os clientes podem adicionar suas próprias perguntas ao sistema. Normalmente, ao validar um relatório, algumas questões já são previstas no dia a dia. No entanto, diante de um grande volume de informações, algo pode passar despercebido.
“Para resolver isso, implementamos uma IA que permite a configuração prévia dessas perguntas, ativando respostas automáticas quando necessário.Também utilizamos tecnologia para escalonar o processo de viagens. Embora a gente opere como uma agência de viagens, nossa principal vantagem é a aplicação de soluções tecnológicas para facilitar e otimizar a rotina dos colaboradores”.