Travel Tech Hub
AITECH

Especialistas debatem o futuro dos hotéis: velocidade, dados e o papel da IA

Última Atualização: 30/01/2025
Especialistas debatem o futuro dos hotéis: velocidade, dados e o papel da IA

Painela da Conferência Phocuswright abordou os desafios enfrentados pelos provedores de tecnologia e a resistência de alguns hoteleiros em adotar inovações

Especialistas do setor hoteleiro discutiram, em um painel realizado recentemente na Conferência Phocuswright, como os avanços tecnológicos têm transformado a maneira como os hotéis reagem às mudanças do mercado, adaptando-se com mais rapidez a eventos locais e tendências em expansão.

De acordo com os especialistas, com a evolução das tecnologias de gerenciamento de receitas, os hotéis agora têm à disposição ferramentas mais ágeis para ajustar suas estratégias. Em um cenário dinâmico, como a realização de convenções ou shows, os estabelecimentos podem antecipar essas oportunidades, ajustar preços e ofertas de maneira mais eficaz e, consequentemente, maximizar seus lucros.

A inteligência artificial (IA) é um dos principais aliados nesse processo. “Falamos sobre motor comercial o tempo todo, todos os dias. Como impulsionamos os resultados de primeira linha e como nos movemos rápido? A velocidade de comercialização é muito, muito importante”, destacou Garine Ferejian-Mayo, diretora comercial da Sonesta International, rede que conta com 1.100 hotéis espalhados por 13 marcas.

“Estamos apenas tocando a superfície da IA. Há muitas mais oportunidades por vir”, completou.

Foto: Reprodução/PhocusWire

A IA está desempenhando um papel central, não só em otimizar a operação interna dos hotéis, mas também em integrar diferentes áreas de gestão, como marketing digital e experiência do hóspede.

“O que estamos tentando fazer com nossos clientes é unir práticas que tradicionalmente ficavam isoladas — como a gestão de receitas e o marketing digital — em um produto que usa IA para ajudar os hotéis a tomar decisões em tempo real”, afirmou Sebastien Leitner, vice-presidente de parcerias da Cloudbeds, ao comentar sobre o novo produto de inteligência lançado pela empresa.

Durante o painel na Conferência Phocuswright, os especialistas também discutiram como a filosofia de “testar e aprender” tem se tornado fundamental na implementação de novas soluções tecnológicas, além de como a análise de dados provenientes de diferentes fontes, como redes sociais e o ecossistema de viagens, tem proporcionado decisões mais assertivas.

Além disso, o debate abordou os desafios enfrentados pelos provedores de tecnologia e a resistência de alguns hoteleiros em adotar inovações, apesar do potencial transformador que elas representam para o setor. O vídeo da conferência pode ser conferido neste link

Compartilhe