iFood e Decolar lançam programa que converte pedidos em pontos de viagem
Última Atualização: 20/11/2025
- O iFood e a Decolar ampliaram sua parceria e lançaram um programa nacional que transforma compras no aplicativo de delivery em pontos para viagens.
- Após testes que representaram 4% da receita da Decolar e engajaram 370 mil usuários, a integração agora chega aos 60 milhões de clientes iFood, que poderão acumular pontos no Passaporte Decolar a cada pedido.
O iFood e a Decolar anunciaram a expansão nacional de sua parceria, que agora passa a estar disponível para toda a base de 60 milhões de usuários do aplicativo de delivery. Com a criação da categoria “Viagens”, qualquer cliente poderá acumular pontos no Passaporte Decolar a cada pedido, um movimento que aproxima os mercados de conveniência digital e turismo online.
A ampliação ocorre após um período de testes iniciado em maio, quando o programa foi disponibilizado a grupos selecionados de consumidores.
Os resultados dessa fase experimental mostraram o potencial da iniciativa. A integração entre as plataformas chegou a representar 4% da receita da Decolar no segmento de consumo em outubro. Uma das modalidades testadas, que permitia acumular pontos no Passaporte Decolar por pedido feito no iFood, envolveu 370 mil consumidores e foi responsável por 30% das transações relacionadas ao projeto naquele mês.
Os dados mostram que, além de utilizar o serviço de viagens, os usuários demonstraram alto engajamento ao trocar pontos por benefícios e experiências.
O programa também se destaca como importante canal de aquisição para a Decolar. Aproximadamente 50% dos compradores vindos do iFood eram novos ou estavam reativados na plataforma de viagens. A taxa de conversão desses usuários foi mais que o dobro da observada em outros canais. Além disso, a taxa de instalação do aplicativo da Decolar pelos visitantes impactados pelas ações no iFood foi duas vezes maior em relação a outros meios.
Desde o início dos testes, as vendas via iFood cresceram em média 20% por semana, e cerca de 80% dos participantes do programa de pontos eram novos na Decolar.
Como funciona?
Com a expansão, qualquer pedido no iFood — incluindo restaurantes, mercado, farmácia e outras categorias — poderá ser convertido em pontos Passaporte Decolar. Os clientes podem consultar seus pontos acumulados acessando “Destaques do iFood” e, em seguida, a aba “Viagens”.
Os benefícios variam para assinantes do Clube iFood e demais usuários. Assinantes do Clube receberão 2.500 pontos de boas-vindas (aproximadamente R$ 70) e poderão acumular até 2 pontos por real gasto, com limite de 2.100 pontos por mês, válidos por três meses.
Já os demais usuários terão direito a quase 1 ponto por real gasto, com limite de 1.050 pontos mensais, também com validade de três meses. Para os membros do Clube, ainda permanece ativo o benefício lançado em maio: até 25% de desconto em produtos da Decolar.
A iniciativa também simboliza um passo estratégico dentro do grupo Prosus, que controla as duas empresas na América Latina. Ao integrar serviços e criar vantagens cruzadas, o grupo busca ampliar seu ecossistema digital e fortalecer a fidelização dos usuários.
“A expansão dessa parceria entre iFood e Decolar reflete a nossa visão de atuação em ecossistema dentro do grupo Prosus na região. A ideia é fortalecer a colaboração entre as companhias para impulsionar negócios e ampliar a proposta de valor para os consumidores brasileiros. Estamos falando de levar a conveniência a um novo patamar no país”, explica Henrique Iwamoto, chefe de Operações e Investimentos da Prosus na América Latina.
A Decolar destaca que a iniciativa fortalece seu propósito de acompanhar todas as etapas da jornada do viajante.
“A expansão da parceria com o iFood ressalta o propósito da Decolar de estar presente em todos os momentos da jornada do consumidor, oferecendo praticidade e uma experiência completa de viagem”, afirma Max Gonzalez, head de Desenvolvimento Corporativo do Grupo Decolar e responsável pela operação da companhia no Brasil. “Com essa integração, conseguimos alcançar novos perfis de clientes e tornar o acesso a viagens mais simples e conveniente”.


