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Inteligência artificial e sustentabilidade impulsionarão o turismo em 2025, aponta estudo da Les Roches

Última Atualização: 08/01/2025
Inteligência artificial e sustentabilidade impulsionarão o turismo em 2025, aponta estudo da Les Roches

Inteligência artificial e sustentabilidade impulsionarão o turismo em 2025, aponta estudo da Les Roches

Instituição destaca cinco tendências para o setor no próximo ano

Foto: Divulgação

O setor de turismo passará por transformações em 2025, com a tecnologia e a sustentabilidade ocupando posições centrais, segundo um levantamento da Les Roches, escola suíça de gestão hoteleira e turismo. A instituição destacou cinco tendências para o futuro do segmento, incluindo o papel da inteligência artificial (IA) na promoção de práticas mais sustentáveis, a valorização de experiências personalizadas e o fortalecimento do conceito de “bleisure” — uma fusão entre lazer e trabalho.

O ano de 2025 será marcado por uma preocupação crescente com a sustentabilidade a longo prazo e a qualidade do serviço, enquanto a indústria se adapta para satisfazer as exigências de um viajante cada vez mais exigente e consciente”, afirmou Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches, em comunicado. 

O estudo da Les Roches aponta que a IA será essencial para as soluções sustentáveis para o turismo, ajudando a otimizar o consumo de recursos e a reduzir desperdícios.

A pesquisa destaca que 74% dos viajantes globais já estão comprometidos em diminuir sua pegada ambiental, com 40% considerando o impacto ecológico como fator determinante na hora de planejar viagens.

Bem-estar e turismo personalizado

Outra tendência em ascensão é a busca por escapadas que promovam o bem-estar holístico. Com o auxílio da IA, as empresas do setor podem criar programas personalizados, utilizando dados e preferências dos viajantes para atender a demandas específicas.

Essa abordagem segue a mudança nos hábitos dos turistas, que estão cada vez mais focados na qualidade de vida.

Bleisure e a flexibilidade do trabalho remoto

A união entre trabalho e lazer, conhecida como “bleisure”, também está em alta. A flexibilidade proporcionada pelo trabalho remoto tem incentivado profissionais a estenderem suas estadias em destinos turísticos após compromissos profissionais, promovendo um turismo mais sustentável e alinhado ao bem-estar pessoal.

Criação de memórias

Em um cenário onde as novas gerações priorizam experiências em vez de bens materiais, a “economia da experiência” tem ganhado relevância. 

Os consumidores agora buscam viagens que proporcionem memórias marcantes e únicas, apontando para as mudanças no comportamento global, especialmente entre os jovens. 

Formação como base para o futuro

A Les Roches destaca ainda a importância de investir no desenvolvimento de talentos para atender às demandas de um setor em constante evolução.

“Temos de oferecer um serviço de alta qualidade que não só satisfaça como exceda as expectativas dos viajantes. Para o conseguir, é essencial ter profissionais especializados e flexíveis que se destaquem tanto nas competências tradicionais de serviço como nas ferramentas tecnológicas avançadas”, destacou Díez de la Lastra.

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