Travel Tech Hub
AINEWSTravel Tech

Las Vegas inaugura primeiro hotel 100% movido a inteligência artificial

Última Atualização: 14/04/2025
Las Vegas inaugura primeiro hotel 100% movido a inteligência artificial

Desde o controle da temperatura do quarto até a seleção de refeições, cada detalhe da estadia no hotel Otonomus será decidido de maneira algorítmica

O primeiro hotel totalmente alimentado por inteligência artificial (IA) do mundo, o Otonomus Hotel, está prestes a abrir as portas em Las Vegas, nos Estados Unidos. Com 303 suítes e uma proposta de experiência ultra personalizada, a hospedagem está prevendo a chegada dos primeiros hóspedes em maio de 2025, quando começa a alta temporada na cidade.

O objetivo do projeto proposto pelo Otonomus é o de integrar tecnologia de ponta a serviços customizados. O hotel irá utilizar IA avançada para prever e atender preferências dos hóspedes antes mesmo do check-in. Desde o controle da temperatura do quarto até a seleção de opções de refeições, cada detalhe da estadia será decidido de maneira algorítmica, com o objetivo de oferecer um serviço fluido e ajustado às expectativas individuais.

O processo de check-in será totalmente digital e feito pelo celular, eliminando filas e oferecendo aos hóspedes a possibilidade de personalizar sua estadia de forma prática e rápida. Desde o controle de temperatura até o entretenimento no quarto, tudo é gerenciado por meio de recursos inteligentes.

Foto: Divulgação/Otonomus Hotel

Conforme anunciado pela empresa, o sistema de IA analisará informações disponíveis publicamente sobre os hóspedes e utilizará um questionário de integração gamificado para construir perfis comportamentais ainda antes da chegada ao hotel.

“No Otonomus Hotel, a IA está transformando a hospitalidade! Configurações dinâmicas de quartos, serviço impecável e experiências feitas sob medida para você. Estamos mudando o jogo!”, escreveu no LinkedIn Philippe Ziade, fundador e CEO da rede. O Otonomus também apresenta um mecanismo de reserva proprietário alimentado por IA, que permite reservas baseadas em atributos. Assim, o hóspede pode escolher desde comodidades específicas até o nível de interação humana desejado durante a estadia — ou, se preferir, optar por uma experiência praticamente sem contato.

A IA do Otonomus organiza a planta do hotel em tempo real, permitindo que o layout dos quartos seja alterado dinamicamente, dependendo do perfil de cada visitante.

Você pode reservar desde um estúdio até uma suíte de seis quartos… Ao fazer a reserva, a IA ajusta automaticamente o espaço para você. Nosso hotel é composto por quartos interconectados e configuráveis”, explica Ziade.

Aplicativo exclusivo para os hóspedes

Desenvolvido internamente pela equipe de tecnologia do Otonomus Hotel, o aplicativo KEE coloca o controle total nas mãos do hóspede. Pelo app, é possível personalizar diversos aspectos da estadia — desde solicitações de limpeza e manutenção até pedidos de alimentação e configurações do quarto.

Além disso, segundo a empresa, o sistema garante a proteção dos dados pessoais e a autonomia do usuário durante toda a experiência.

Foto: Divulgação/Otonomus Hotel

“O sistema intuitivo e o processo de onboarding do KEE permitem que nossos hóspedes personalizem cada detalhe da sua estadia com facilidade”, comentou Julien Louage, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Otonomus Hotel. “O aplicativo complementa a atuação dos nossos colaboradores, criando uma fusão harmoniosa entre tecnologia de ponta e atendimento personalizado — um verdadeiro salto para o futuro da hotelaria.”

Nesta primeira fase, o KEE também aposta na gamificação para tornar a experiência ainda mais envolvente. Os hóspedes poderão acumular pontos ao personalizar sua estadia ou ao realizar determinadas ações dentro do app. O KEE funciona integrado ao FIRO, o sistema de gestão baseado em IA do Otonomus Hotel, o que permite operar de forma eficiente e oferecer experiências personalizadas em larga escala.

Embora, inicialmente, o KEE seja exclusivo do Otonomus Hotel, a empresa já vislumbra expandir o uso da tecnologia para outros hotéis, através de parcerias e contratos de gestão com outras propriedades.

Compartilhe