Travel Tech Hub
Travel Tech

Marketplace e análise de dados: as propostas da Voetur ao Ministério do Turismo

Última Atualização: 01/05/2025
Marketplace e análise de dados: as propostas da Voetur ao Ministério do Turismo

Ferramenta inclui vitrine digital de pacotes, integração com outros sistemas e análises de dados em tempo real

Durante a World Travel Market Latin America 2025 (WTM), em São Paulo, representantes da Voetur se reuniram com integrantes do Ministério do Turismo (MTur) para apresentar soluções tecnológicas voltadas à promoção e comercialização do turismo nacional.

A reunião aconteceu no estande do MTur e teve como foco a modernização das estratégias para o Salão e o Feirão Nacional do Turismo, eventos promovidos pelo governo federal para impulsionar destinos turísticos no interior do Brasil.

A secretária nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Sampaio, e o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Técnicos, Wilken Souto, participaram do encontro ao lado de executivos da operadora e de parceiros tecnológicos. Entre as soluções destacadas está uma plataforma de marketplace desenvolvida pela Voetur, que pretende conectar prestadores de serviços turísticos a consumidores em todo o país.

“A tecnologia é uma aliada fundamental para descentralizar e democratizar o turismo. Precisamos investir em soluções que permitam ampliar a participação de pequenos negócios e facilitar o acesso do turista a tudo o que o Brasil tem a oferecer”, afirmou Cristiane Sampaio.

A ferramenta inclui vitrine digital de pacotes, integração com outros sistemas e análises de dados em tempo real, recursos que, segundo os representantes, contribuem para aumentar a visibilidade dos destinos e melhorar a performance das agências de viagens.

“O uso estratégico da tecnologia tem o poder de transformar o turismo nacional em uma vitrine permanente. Essas soluções ampliam a competitividade dos destinos e fortalecem o setor em todas as regiões do país”, acrescentou Wilken Souto.

O diretor de Negócios de Lazer da Voetur, Paulo Pimenta, destacou que o foco das inovações é facilitar a gestão e a operação das agências.

“Estamos entregando algo que contribui diretamente para a organização e a expansão das vendas de serviços turísticos, conectando quem oferece com quem procura.”

A reunião também contou com a participação de Fábio Weber, representante da Binamik Tecnologia, empresa parceira na iniciativa.

“Com esse modelo de parceria, podemos gerar negócios, especialmente para os pequenos empresários. Isso se reflete na promoção de emprego e renda para o país”, concluiu.

Compartilhe