Ministério do Turismo contrata consultoria para qualificar dados de visitação em áreas protegidas
Última Atualização: 27/02/2025
Estudo irá medir os benefícios gerados pelas concessões de serviços em Parques Nacionais e outras áreas
O Ministério do Turismo, em parceria com a UNESCO e o ICMBio, anunciou a contratação de uma consultoria especializada para avaliar os impactos sociais, econômicos e ambientais das concessões de serviços de apoio à visitação em Unidades de Conservação Federais.
O edital UNES 2265/2024 visa qualificar os dados e melhorar a tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento regional sustentável, especialmente nas áreas de turismo e conservação ambiental.
O estudo será fundamental para medir os benefícios gerados pelas concessões de serviços em Parques Nacionais e outras áreas protegidas, além de contribuir para a criação de uma metodologia eficaz que alinhe a preservação ambiental e a melhoria da experiência turística nesses locais.
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, a ação reforça o compromisso do governo com o turismo sustentável. “Com essa ação estamos dando mais um passo para preservação e manutenção dos nossos destinos turísticos, com responsabilidade, tendo a consciência que a sustentabilidade é o caminho para o futuro próspero e com desenvolvimento que beneficiará a todos”, afirmou Sabino.
As empresas e instituições interessadas em realizar o estudo devem se inscrever exclusivamente pela Plataforma de Licitações da UNESCO até o dia 24 de fevereiro de 2025, às 17h (horário de Brasília).
Mais informações e o edital completo estão disponíveis na Plataforma de Licitações da UNESCO.