Nova tecnologia da Emirates conecta passageiros a médicos em terra durante voos
Última Atualização: 25/03/2025
Estação de telemedicina dispõe de videochamada em alta definição, avaliação remota de passageiros, transmissão segura de dados e eletrocardiograma (ECG) de 12 derivações da Telecardia
A Emirates anunciou um investimento de US$ 2,4 milhões no desenvolvimento de uma estação de telemedicina em parceria com a Parsys Telemedicine. O objetivo é oferecer aos passageiros acesso rápido a atendimento médico especializado durante os voos. A tecnologia inovadora será implementada em 300 aeronaves nos próximos anos.
O sistema inclui o Parsys Telemedicine Kit e a plataforma em nuvem Parsys Cloud, permitindo que a tripulação colete e transmita em tempo real informações como sinais vitais dos passageiros. Equipamentos como oxímetro de pulso, termômetro, medidor de pressão arterial, glicosímetro e eletrocardiograma (ECG) estão entre os dispositivos do kit.
Segundo a Emirates, o uso do dispositivo Medcapture©, um tablet conectado via Bluetooth, elimina a necessidade de registros manuais, transmitindo automaticamente os dados para a equipe de suporte médico em terra. “A tripulação altamente treinada terá acesso a uma ferramenta eficiente e confiável, garantindo segurança e rapidez no atendimento”, destacou a empresa.
Atendimento médico em tempo real e casos de sucesso
Com a tecnologia Parsys, a comunicação entre a tripulação e os médicos em terra ocorre em tempo real. Em situações mais graves, os profissionais podem até realizar uma avaliação visual remota por meio de videochamadas.
Um exemplo recente foi registrado em um voo para Lyon, na França, quando uma passageira sofreu uma emergência cardiovascular. Graças ao sistema de telemedicina, a tripulação transmitiu seus sinais vitais instantaneamente para a equipe de suporte médico em Dubai. Com orientação especializada, o atendimento foi agilizado, garantindo a segurança da passageira até a aterrisagem.
Treinamento avançado da tripulação
A Emirates informou que a tripulação passa por um intenso programa de treinamento de oito semanas, incluindo cursos de segurança, serviços e resposta a emergências médicas.
Procedimentos como ressuscitação cardiopulmonar (RCP), uso do desfibrilador externo automático (DEA) e gerenciamento de crises como reações alérgicas e dificuldade respiratória fazem parte da capacitação. A cada ano, os profissionais são submetidos a treinamentos de reciclagem para garantir a eficiência e preparação para emergências, disse a aérea.