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Pesquisa da consultoria Deloitte revela as principais forças que estão remodelando a indústria de viagens e turismo

Última Atualização: 23/04/2024
Pesquisa da consultoria Deloitte revela as principais forças que estão remodelando a indústria de viagens e turismo

Saiba como as empresas podem se adaptar para atender às crescentes expectativas dos viajantes

As mudanças econômicas, sociais e tecnológicas estão transformando a indústria de viagens e turismo. Em alguns segmentos, as mudanças ocorrem lentamente e podem levar décadas para novas tecnologias serem implementadas. Por exemplo, as aeronaves que têm um longo tempo de fabricação e ciclo de vida.

Os hotéis podem ser adaptados para novas necessidades, mas têm espaço limitado para flexibilidade – e o investimento em novas construções e atualizações é muitas vezes dificultado por condições econômicas desafiadoras, como altas taxas de juro.

No marketing e na distribuição, as ofertas podem ser ligadas de forma eficaz às plataformas tecnológicas para os consumidores. Entre os desafios, estão conteúdo, consistência e capacidade de reserva. Desde que sejam adaptados ou transformados os sistemas legados que possam estar impedindo a inovação ágil.

Nas últimas duas décadas, houve mudanças do perfil de quem viaja, onde fica e como reserva. A pesquisa Future of Consumer, realizada pela Deloitte, prevê que essas mudanças “serão insignificantes em comparação com a mudança de paradigma que estamos prestes a ver na próxima década”. 

A pesquisa identificou três temas principais que afetam o futuro das viagens e que devem forçar empresas do setor a traçar um novo rumo, e remodelar os negócios para o crescimento sustentável a partir de uma abordagem adaptável que atenda às crescentes expectativas dos viajantes. São elas:

O viajante em mudança

As gerações mais jovens, conhecedoras da tecnologia e conscientes, vão se tornar mais proeminentes do que a geração dos boomers, um segmento lucrativo que está envelhecendo. A Índia junta-se à China como fonte crescente de visitantes. Em todas as geografias, expectativas mais rígidas sobre acessibilidade podem levar os fornecedores de viagens e os investidores à tentação de apostar todas as suas fichas no mercado de luxo. No entanto, isso fará com que oportunidades do mercado de massa sejam desperdiçadas.

Tecnologias exponenciais X sistemas legados

Os provedores de viagens podem obter economias significativas e melhorar a experiência dos consumidores se aplicarem inteligência artificial (IA) às eficiências operacionais em suas organizações. A IA pode mudar completamente a pesquisa por viagens e a experiência de compras, além de seu enorme potencial para melhorar a experiência de viagem. No entanto, para fornecer funcionalidades que facilitem e melhorem significativamente as viagens, os fornecedores terão de atualizar a tecnologia legada que pode estar atrasando a inovação. Outro ponto importante é a captura, curadoria e classificação dos dados. 

Crise climática

A correlação da indústria de viagens com a sustentabilidade cresceu substancialmente nos últimos anos. Durante a próxima década, serão necessários investimentos ainda maiores em inovação, uma vez que os fornecedores provavelmente enfrentarão pressões relacionadas com o clima. Será necessária a abordagem em três frentes principais:

  1. Métricas de sustentabilidade claras e formas de mitigar e compensar as emissões de gases de efeito estufa das viagens, especialmente de clientes corporativos e jovens viajantes.
  2. Esforços crescentes na regulamentação direcionada às viagens, potencialmente desafiando as margens de lucro em algumas categorias. 
  3. Impacto acelerado na viabilidade e sazonalidade de alguns destinos, devido a ondas de calor e outras condições meteorológicas extremas.

Capitalizar estas forças e as suas implicações será fundamental para o sucesso das empresas do setor das viagens. Ignorá-los pode levar à diminuição da base de clientes, à piora dos resultados financeiros e à perda de oportunidades de crescimento.

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