Travel Tech Hub
AIExpense

Royal Caribbean amplia uso de IA para gerenciar preços e reduzir desperdícios em cruzeiros

Última Atualização: 26/09/2025
Royal Caribbean amplia uso de IA para gerenciar preços e reduzir desperdícios em cruzeiros

A Royal Caribbean Group está utilizando a inteligência artificial (IA) em praticamente todas as etapas de sua operação, desde a gestão de preços até a otimização de recursos nos navios.

Em participação no Skift Global Forum, realizado em Nova York, o CEO Jason Liberty destacou que a tecnologia se tornou peça central no modelo de negócios da companhia.

Nós gerenciamos cerca de 15 milhões de pontos de precificação por dia. Antes, isso era feito mais ou menos por algumas centenas de gerentes de receita. Hoje, mais de 90% desses 15 milhões de pontos de precificação são todos conduzidos por IA”, afirmou Liberty.

Além da estratégia de precificação, a Royal Caribbean tem usado IA para promover maior eficiência operacional. Segundo Liberty, a empresa conseguiu reduzir em 50% o desperdício nos 69 navios da frota.

A tecnologia, por exemplo, ajuda a prever quantidade ideal de alimentos e recursos necessários a bordo, reduzindo excessos e melhorando a experiência dos passageiros.

Com uma base de dados descrita por Liberty como “Himalaia de informações”, a Royal Caribbean pretende expandir o uso da IA em outras frentes.

Compartilhe