Tecnologia da Storkjet ajuda LATAM a economizar combustível e cortar emissões
Última Atualização: 16/07/2025
O grupo LATAM Airlines implementou o software Aircraft Performance Monitoring (APM), da empresa europeia Storkjet, em toda a sua frota de mais de 340 aeronaves. A ferramenta tem potencial para reduzir cerca de 7.900 toneladas de CO₂ por ano, além de proporcionar uma economia estimada de US$ 2,5 milhões em combustível anualmente.
Com o APM, a companhia aérea consegue monitorar com precisão o desempenho real de cada aeronave e compará-lo com os parâmetros originais de fábrica. Isso permite ajustes em tempo real no planejamento e execução dos voos, reduzindo o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa.
“A incorporação deste software é uma demonstração de como a tecnologia e a inovação podem nos ajudar a ser mais eficientes em cada voo, otimizando recursos e reduzindo nossas emissões de gases de efeito estufa. Esse tipo de ferramenta nos permite continuar avançando com responsabilidade rumo a uma aviação mais sustentável”, afirma Stephano Gachet, gerente de Abastecimento e Combustível da LATAM e líder do programa Fuel Efficiency.
Desempenho real, ajustes precisos
Com o tempo, é natural que o desempenho das aeronaves se distancie das condições de fábrica. O APM leva em consideração esse desgaste, permitindo que a aeronave voe conforme seu estado real, não como se fosse nova. Isso garante mais precisão nas decisões operacionais e evita desperdícios.
Uma das funcionalidades de destaque é o chamado Idle Factor, exclusivo para a frota Airbus, que ajuda a determinar o ponto ideal para iniciar a descida com menor uso dos motores e resistência aerodinâmica reduzida. Com isso, essa fase do voo se torna mais suave e econômica.
Outra vantagem importante do software é sua capacidade de identificar tarefas de manutenção que impactam o consumo, como lavagem de motores, da fuselagem ou alinhamento das superfícies de controle. Essas ações contribuem diretamente para melhorar a eficiência da aeronave em cada operação.
Reforço ao programa Fuel Efficiency
A nova tecnologia se integra ao programa Fuel Efficiency, criado pela LATAM em 2010, com foco em eficiência operacional e redução de emissões. Desde o início da iniciativa, a companhia já evitou a emissão de mais de 5,6 milhões de toneladas de CO₂, o equivalente às emissões de todas as suas operações aéreas no Equador, Colômbia e Chile em um ano.
Ao todo, a LATAM melhorou sua eficiência em 6,5% e deixou de consumir mais de 2 milhões de barris de combustível por ano.