Tecnologia de navegação inteligente por voz supera barreiras digitais para idosos na China
Última Atualização: 29/01/2025China Telecom desenvolveu a solução “Tecnologia de Localização e Navegação por Voz”, que dispensa o uso de internet, GPS ou smartphones
À medida que a internet avança, trazendo inúmeras facilidades para os mais jovens, a população idosa enfrenta dificuldades crescentes com o uso de smartphones. Serviços como navegação em mapas digitais e transporte por aplicativo, tornaram-se uma barreira digital que limita a mobilidade dos mais velhos. Uma pesquisa recente revela que apenas 24,1% dos idosos na China utilizam smartphones para auxiliar nas atividades diárias, 74% ainda dependem de táxis na rua, e 25% fazem viagens de menos de um quilômetro em seus deslocamentos diários.
Para enfrentar essas dificuldades, a China implementou várias iniciativas, incluindo o serviço de chamada de táxi 95128, lançado pelo Ministério dos Transportes do país.
A China Telecom desenvolveu uma solução chamada “Tecnologia de Localização e Navegação por Voz”, que dispensa o uso de internet, GPS ou smartphones para realizar o posicionamento preciso.
Como funciona
Através de APIs Open Gateway da GSMA e do modelo “TeleChat” da própria China Telecom, foi criado o “TeleNavi”, o primeiro modelo de navegação por voz do mundo, treinado especificamente para preencher uma lacuna importante no mercado.
Com precisão de posicionamento de até 5 metros e tempo médio de resposta de 25 segundos, o modelo consegue realizar tarefas como reconhecimento de intenções do usuário, extração de palavras-chave de localização e verificação de endereços de forma eficiente, sem depender de interfaces visuais ou dados da internet.
Foto: Freepik
A tecnologia visa facilitar o serviço de transporte e a navegação em tempo real para os idosos, alinhando-se ao compromisso da China Telecom com soluções baseadas em inteligência artificial que buscam o bem-estar das pessoas.
Implementação
Atualmente, a tecnologia está sendo testada comercialmente em duas cidades da China: Rizhao, na província de Shandong, e Shangzhi, na província de Heilongjiang. Nessas cidades, o serviço já está realizando entre 80 e 10.000 pedidos diários, com uma receita anual estimada de 7 milhões de CNY.
O uso dessa tecnologia tem contribuído para a redução dos custos com atendimento humano e melhorado a eficiência das operações de táxi, o que gerou alta satisfação tanto entre motoristas quanto passageiros.
O serviço já atendeu cerca de 600.000 usuários e gerou uma receita acumulada de 7 milhões de CNY com serviços adicionais como Linhas Especiais, Cartões IoT, SMS e Dictação por Voz.
A China Telecom, com seu projeto TeleNavi, tem se destacado no campo da inovação tecnológica para a terceira idade, o que foi reconhecido em eventos internacionais, como o GSMA Open Gateway Hackathon, onde o projeto ficou em segundo lugar, e a Conferência Mundial da Internet de 2024.