Govtech Destinos Inteligentes impulsiona turismo regional com tecnologia e dados; conheça
Última Atualização: 23/04/2025
Startup avança no desenvolvimento de uma inteligência artificial própria que recomendará roteiros e experiências personalizadas
A govtech Destinos Inteligentes foi um dos destaques entre as soluções tecnológicas voltadas à gestão pública do turismo no Brasil durante a WTM Latin America 2025, realizada em São Paulo entre os dias 14 e 16 de abril. A startup integrou o estande “Cidade Empreendedora” do Sebrae-SP, consolidando parcerias com prefeituras e consórcios turísticos de diversas regiões do país.
Especializada na digitalização e padronização de inventários turísticos, a plataforma oferece solução para municípios, estados e regiões que buscam modernizar e organizar informações sobre atrativos turísticos, eventos, alimentação, hospedagem, comércio, serviços e infraestrutura de apoio ao turista.
Como funciona?
A Destinos Inteligentes transforma qualquer ponto com acesso à internet em um posto de informação turística digital (PIT), descentralizando o acesso e promovendo turismo regional e experiências personalizadas. A ferramenta está disponível em vários idiomas, potencializando o alcance global dos destinos brasileiros.
A plataforma se diferencia por oferecer recursos de geolocalização, tradução automática e acessibilidade para pessoas com deficiência, como vídeos com audiodescrição e tradução em libras, promovendo a inclusão de públicos historicamente negligenciados no setor turístico.
“Queremos que o pequeno produtor, o artesão, o empreendedor rural que está fora do grande centro, possa ser encontrado pelo turista. Com mais informações disponíveis, o visitante tende a ficar mais tempo, consumir mais e conhecer experiências únicas que só esses produtores oferecem”, afirmou Edimar Martins, CEO da Destinos Inteligentes, em entrevista ao Travel Tech Hub.
Inteligência artificial e dados estratégicos para o turismo
Além de fornecer informações oficiais para turistas e moradores, a plataforma também gera dados em tempo real sobre o comportamento dos usuários, incluindo mapas de calor, palavras mais buscadas e capacidade da rede hoteleira e gastronômica de cada cidade. Os dados podem auxiliar na gestão estratégica do turismo e no planejamento de eventos e ações de marketing.
A startup também avança no desenvolvimento de uma inteligência artificial própria, em parceria com o Sebrae e CPQD, que recomendará roteiros e experiências personalizadas com base no perfil de cada visitante.
“Esse projeto visa desenvolver uma inteligência artificial proprietária que vai recomendar apenas locais oficiais, ou seja, dentro da nossa base só tem locais que são oficiais. Essa inteligência artificial visa aprender o comportamento do turista, identificar o tipo de público que ele é, para que ela possa ofertar roteiros, eventos e locais baseado nesse nesse tipo de público”, explicou o CEO da Destinos Inteligentes.
“Existem alguns roteiros, inclusive, que são destinados a deficientes auditivos e visuais, devido a uma tecnologia que nós desenvolvemos por geolocalização, que oferece vídeos com áudio descrição e libras para oferecer uma inclusão para essas pessoas”, incluiu Martins.

Em 2024, a Destinos Inteligentes foi a vencedora do prêmio Turistech Hub na categoria Staurtup em Crescimento.
Expansão nacional
Atualmente presente em 80 cidades e 6 estados brasileiros, incluindo Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará e São Paulo, a plataforma também está em fase final de implantação na IGR (Instância de Governança Regional) Guimarães Rosa, um corredor turístico mineiro formado por 14 municípios.
A ferramenta já permite a criação de roteiros personalizados, como rotas cênicas, cervejeiras, gastronômicas, de bem-estar, saúde e até negócios, promovendo o turismo como vetor de desenvolvimento regional sustentável.
Sobre o balanço na WTM Latam, Edimar Martins comentou: “Foram três dias muito produtivos. Agradecemos ao Sebrae-SP pela oportunidade de estarmos na WTM Latin America com outras startups inovadoras. Tivemos conversas estratégicas com atuais clientes, prospectamos novos e, principalmente, avançamos na possibilidade de levar nossa plataforma para uso em estados inteiros, fortalecendo a regionalização e os observatórios de turismo”.