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Turistas estão prontos para deixar IA planejar suas viagens, mostra estudo da Accenture

Última Atualização: 16/06/2025
Turistas estão prontos para deixar IA planejar suas viagens, mostra estudo da Accenture

Um novo estudo global da Accenture revela que mais da metade dos viajantes já se sente preparada para delegar à inteligência artificial (IA) o planejamento completo de suas viagens. A pesquisa faz parte do relatório “Eu, minha marca e a IA: O novo mundo do engajamento do consumidor” que analisou o uso da IA nos setores de viagens, varejo e bens de consumo.

A pesquisa online foi realizada com 18 mil consumidores em 14 países, em janeiro de 2025. Entre os chamados “usuários ativos” — aqueles que utilizam ferramentas de IA generativa ao menos uma vez por semana para fins pessoais ou profissionais — a IA superou agências online e redes sociais como principal canal de descoberta de viagens, segundo a Accenture.

Para a indústria de viagens, a oportunidade com IA vai além das reservas”, afirma Emily Weiss, líder global do setor de viagens na Accenture. “Em vez de se perderem em opções e avaliações contraditórias, os viajantes podem contar com um concierge pessoal movido a IA, que oferece recomendações sob medida com base em preferências, orçamento, histórico de viagens e dados em tempo real.”

O levantamento indica que 80% dos consumidores já usam ferramentas de IA generativa em interações com companhias aéreas, hotéis ou plataformas de viagem. Entre os usuários ativos, 93% afirmam que já utilizam ou utilizariam IA para tomar decisões de compra.

Além disso, 81% dos entrevistados desejam experiências imersivas na fase de pesquisa e planejamento de viagem, enquanto 79% valorizam marcas que proporcionam atendimento personalizado e emocionalmente envolvente. As empresas que oferecem esse tipo de relação registram níveis mais altos de engajamento e até maior aceitação de preços elevados por parte dos viajantes.

Outro dado relevante mostra que 42% dos entrevistados estariam dispostos a trocar de marca por uma que ofereça soluções proativas para melhorar sua experiência no processo de planejamento. E 86% dos consumidores querem participar ativamente da criação da própria jornada de viagem, número que sobe para 93% entre os usuários ativos de IA.

Weiss também destaca o papel emergente dos chamados agentics, agentes de IA capazes de executar tarefas complexas com mínima intervenção humana. “Esses agentes podem facilitar consultas e reservas, monitorar mudanças de preços em tempo real, integrar pontos de fidelidade e ajudar em caso de alterações nos planos”, explica.

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