United Airlines estreia internet da Starlink em voos nos EUA
Última Atualização: 21/05/2025
Serviço permite que os passageiros permaneçam conectados durante todo o voo, incluindo as fases de taxiamento, decolagem e pouso
A United Airlines começou a oferecer conexão de internet via satélite da Starlink em seus voos comerciais nos Estados Unidos. O serviço estará disponível inicialmente na rota entre Chicago e Detroit, com Wi-Fi gratuito a bordo para os passageiros que se cadastrarem no programa de fidelidade MileagePlus.
O lançamento acontece após um voo de teste de 90 minutos, realizado na semana passada com um Embraer E-175, que partiu e retornou ao aeroporto O’Hare, em Chicago. A bordo, a equipe do site The Verge acompanhou a experiência e compartilhou detalhes da performance da tecnologia da empresa de Elon Musk.
Internet em todas as fases do voo
O serviço da Starlink permite que os passageiros permaneçam conectados durante todo o voo, incluindo as fases de taxiamento, decolagem e pouso, eliminando a necessidade de ativar o tradicional “modo avião”. Para acessar o Wi-Fi, é necessário fazer login no app da companhia após o cadastro no programa de milhagens.
Durante o teste, foram registrados os seguintes dados de desempenho:
- Velocidade média de download: 128 Mbps;
- Velocidade média de upload: 23,9 Mbps;
- Pico de velocidade: 234,8 Mbps durante a decolagem;
- Média em altitude de cruzeiro: 196 Mbps.
Segundo o The Verge, o desempenho permitiu streamings com qualidade cristalina, navegação fluida em redes sociais como Instagram e TikTok, além de transmissões ao vivo e videochamadas sem interrupções. A única lentidão notada foi durante o upload de vídeos para o Google Drive.
Outro diferencial é que os passageiros podem conectar quantos dispositivos quiserem, sem que isso afete a qualidade da conexão, disse a United.
O bom desempenho do serviço se deve, segundo especialistas, à infraestrutura da Starlink, que conta com mais de 7 mil satélites em órbita terrestre baixa lançados pela SpaceX, proporcionando maior estabilidade e velocidade em comparação a serviços de conectividade aérea concorrentes.