Airbnb cria equipe global de hotéis e mira concorrência direta com as OTAs
Última Atualização: 02/02/2026- Airbnb cria uma equipe dedicada a hotéis para acelerar expansão no setor
- Empresa nomeia novo líder global para hotéis e contrata executivo veterano da Booking.com
- Estratégia mira concorrer diretamente com OTAs como Booking.com e Expedia
- Plataforma avalia como exibir hotéis ao lado de aluguéis por temporada
- Movimento sinaliza que hotéis podem se tornar o maior vetor de crescimento da Airbnb
O Airbnb deu dois passos importantes para fortalecer sua atuação no setor hoteleiro, sinalizando uma ofensiva direta contra as online travel agencies (OTAs). A empresa anunciou a criação de uma equipe dedicada a hotéis, com a nomeação de um novo líder global e a contratação de um executivo veterano da Booking.com.
O atual chefe global de real estate da Airbnb, Jesse Stein, assumiu o recém-criado cargo de head of hotels, mantendo simultaneamente sua função anterior. O anúncio foi feito pelo próprio executivo em uma publicação no LinkedIn. Antes de ingressar na Airbnb, em 2020, Stein passou cinco anos na KHP Capital Partners e atuou, entre 2009 e 2015, em posições de desenvolvimento no Wyndham Hotel Group e na Kimpton Hotels.
Segundo Stein, suas prioridades no novo cargo incluem construir parcerias com hotéis, estruturar uma equipe dedicada ao segmento e definir como os hotéis serão apresentados dentro da plataforma da Airbnb. “Os hotéis foram uma parte fundamental da minha carreira, e acredito que há uma oportunidade significativa de levar o melhor da hospitalidade boutique e independente para uma audiência global”, escreveu. O executivo também incentivou proprietários, operadores e líderes do setor hoteleiro a entrarem em contato diretamente com ele.
Ex-executivo da Booking.com reforça estratégia
Como parte da nova estrutura, a Airbnb contratou em janeiro Lou Zameryka como global head, hotel enterprise and connectivity partnerships. Com quase duas décadas de experiência na Booking.com, Zameryka é visto como um nome estratégico para ampliar o relacionamento da Airbnb com hotéis, especialmente na América do Norte. Ele se reportará diretamente a Stein e também anunciou sua chegada à empresa pelo LinkedIn.
Um veterano da indústria, que preferiu não se identificar, afirmou: “Não consigo pensar em alguém na hotelaria mais bem conectado do que Lou.”
Zameryka foi um dos primeiros contratados da Booking.com na América do Norte, onde trabalhou por quase 20 anos, encerrando sua trajetória em agosto de 2023 como diretor de contas globais. Ele também já presidiu o capítulo de Nova York da HSMAI, associação focada em tecnologia para hotelaria. Segundo um ex-colega familiarizado com seu histórico, Zameryka liderou negociações com grandes redes hoteleiras, além de trabalhar com proprietários e empresas de gestão.
“Estou aqui para ajudar a liderar nosso avanço na distribuição hoteleira — contribuindo com minha experiência e energia para construir uma plataforma onde viajantes possam reservar a melhor seleção global de estadias autênticas, acolhedoras e memoráveis, incluindo hotéis, lodges, inns, resorts e muito mais”, escreveu Zameryka. Seu papel inclui convencer hotéis a enxergar a Airbnb como um canal de distribuição relevante e estratégico.
Reforço com ex-CEO da Radisson Americas
A Airbnb também adicionou recentemente Jim Alderman, ex-CEO da Radisson Hotel Group Americas, em um cargo voltado ao desenvolvimento de negócios, com foco em recrutamento de oferta, gestão de parceiros e estratégias de crescimento de longo prazo. Alderman, que já atuou como chief development officer da Extended Stay America e da Kimpton Hotels, entrou na Airbnb em junho de 2024, inicialmente concentrado no segmento de condomínios.
Como os hotéis vão aparecer na Airbnb?
Um dos principais desafios para a nova liderança será definir como os hotéis serão exibidos na plataforma. As listagens ficarão separadas das acomodações tradicionais da Airbnb ou serão integradas aos aluguéis por temporada? A Booking.com, por exemplo, adota a segunda estratégia e a considera uma vantagem competitiva.
Outra decisão da companhia envolve o escopo da oferta hoteleira. O Airbnb pode optar por focar em hotéis boutique e independentes, especialmente em mercados onde a regulamentação limita os aluguéis de curto prazo, ou avançar para parcerias com grandes redes, enfrentando diretamente Booking.com e Expedia no coração do mercado de distribuição hoteleira.
