Decolar anuncia novo CEO e inicia fase de crescimento tecnológico acelerado
Última Atualização: 30/10/2025
- O Grupo Decolar anuncia transição de liderança estratégica: Damián Scokin deixará o cargo de CEO em março de 2026, e Gonzalo García Estebarena, atual CTO, assumirá a posição.
- Mudança marca o início de uma nova fase de crescimento acelerado e inovação tecnológica, incluindo o uso de inteligência artificial.
- A decisão reforça o compromisso da empresa em enriquecer a experiência de viagens na América Latina e aproveitar a escala global do Grupo Prosus.
O Grupo Decolar anunciou uma transição estratégica de liderança: Damián Scokin deixará o cargo de CEO em 31 de março de 2026, e Gonzalo García Estebarena, atual CTO, assumirá a posição.
A decisão ocorre após a venda e integração da Decolar ao Grupo Prosus, e tem como objetivo impulsionar uma nova fase de crescimento acelerado e ambicioso em toda a região. Scokin permanecerá vinculado à empresa como membro do Conselho e advisor, apoiando a estratégia de longo prazo.
A gestão de Scokin foi marcada por uma transformação profunda, consolidando o valor de mercado da companhia, multiplicando vendas e rentabilidade.
“Olho para trás e sinto um imenso orgulho pelo valor e pela resiliência que construímos junto com nosso time. Transformamos a companhia de forma radical, lideramos com sucesso o IPO na NYSE em 2017, concluímos a aquisição de cinco empresas e superamos a pandemia – não apenas garantindo US$ 200 milhões em financiamento crítico, mas também fazendo com que hoje o Grupo Decolar seja duas vezes maior e duas vezes mais rentável do que antes da crise”, disse Scokin.
“Encerramos esta etapa com a aquisição de US$ 1,7 bilhão por parte da Prosus, que valida a qualidade do nosso negócio e nos oferece a escala global necessária.”
A nomeação de Gonzalo García Estebarena, líder interno com mais de 15 anos de experiência, destaca o foco da empresa na tecnologia como motor de crescimento. Entre suas conquistas estão o redesenho do relacionamento com parceiros, o turnaround comercial da Decolar durante a pandemia e, recentemente, a introdução de IA na empresa, incluindo a criação de SOFIA, agente de viagens com inteligência artificial generativa.
“Deixo o cargo de CEO com a companhia em seu ponto mais forte. A escolha de um líder desenvolvido internamente é a maior demonstração de confiança do Grupo Prosus em nosso pool de talentos”, afirmou Scokin.
“A trajetória de Gonzalo o levou a ocupar posições-chave em quase todas as áreas do negócio, dando-lhe uma visão completa e única que irá acelerar a ambição que nossa nova fase exige.”
Gonzalo García Estebarena declarou: “É uma grande honra assumir a liderança do Grupo Decolar, uma empresa que tem a inovação em seu DNA. Nesta nova etapa, meu objetivo é construir sobre o legado de Damián e acelerar nosso espírito tecnológico, aproveitando o potencial da Inteligência Artificial e a escala global do Grupo Prosus para impulsionar um novo ciclo de crescimento e continuar enriquecendo a vida das pessoas por meio das viagens.”


