Travel Tech Hub
AIDIGITALEventosNEWSStartupsTECHTravel Tech

Executivos comentam importância do Travel Tech Hub Day e apresentam novidades no encontro

Última Atualização: 17/09/2025
Executivos comentam importância do Travel Tech Hub Day e apresentam novidades no encontro

A segunda edição do Travel Tech Hub Day reuniu nesta segunda-feira (15), no Cubo Itaú, em São Paulo, líderes, especialistas e empresas de tecnologia para discutir o futuro do setor de viagens. Com plenárias, trilhas de conhecimento e feira de negócios, o evento trouxe soluções inovadoras, oportunidades de networking e insights sobre como a tecnologia está transformando a experiência de viagem.

O papel do Travel Tech Hub para o setor

Para os executivos entrevistados, o Travel Tech Hub é essencial para fortalecer o ecossistema de turismo e tecnologia. Aline Bueno, CEO da Argo Solutions, destacou que o evento cumpre uma função dupla: “Primeiramente, serve para encontrar os parceiros, como agências de viagens, provedores de conteúdo, tecnologias para hotel, companhias aéreas e mobilidade. O outro fator é o desenvolvimento do time. Fizemos um gamification com nossos times de produtos e tecnologia e trouxemos os melhores para participar do evento.”

Além disso, a Argo Solutions aproveitou o evento para anunciar novidades em suas soluções. “Estamos evoluindo nossos módulos do Travix Space, tornando a experiência mais integrada, e também lançamos uma parceria com a Clara, que integra gastos em tempo real no Argo Expense. Isso simplifica o dia a dia do usuário e ajuda a empresa a entender onde o dinheiro está sendo gasto.”

Aline Sobreira, diretora Comercial da HotelDo, reforçou a relevância do encontro para a visibilidade da empresa: “O Travel Tech Hub é super importante porque mostra que a empresa está alinhada com a inovação e com a tecnologia. Este ano fizemos questão de vir com stand, pois estamos lançando várias novidades no mercado.”

Entre as soluções apresentadas, ela ressalta o crescimento da empresa e o lançamento da API de voos e ingressos Disney e Universal. “Estamos crescendo 60% em relação ao ano passado e alcançamos o maior número de clientes compradores no mês. É uma ótima oportunidade para mostrar essas novidades.”

Já Edmar Mendonza, CEO da Copastur, vê o evento como uma oportunidade estratégica para o setor: “Sou super entusiasta desses ambientes de tecnologia e viagens, até porque venho desse mercado. Quando vemos um evento desse porte acontecendo no Brasil, fica claro o potencial de crescimento e de investimentos que ainda temos por aqui. Além de dar visibilidade para um mercado gigante, abre espaço para novas discussões e soluções.”

Na feira, a Copastur apresentou o aplicativo Cmais, que centraliza mobilidade, reservas, acompanhamento de viagens e alertas de segurança para empresas e consumidores. “Nosso app unifica todos os serviços num lugar só, desde mobilidade até alertas de segurança, acompanhando o viajante durante toda a viagem,” explica Mendonza.

Fabio Barreto, fundador da Just Travel, acrescenta que o evento conecta todas as camadas do setor:

“O setor de travel tech precisa de muito apoio tecnológico. A gente imagina que o turismo seja totalmente conectado, mas, quando analisamos os softwares antigos, percebemos que eles ainda são bastante legados. Além disso, o evento permite ter uma visão clara das mudanças significativas que vão ocorrer nos próximos 10 anos, especialmente com a implementação de inteligência artificial, e mostra aos tomadores de decisão a importância de investir em tecnologia.”

“Contribui muito para todos, desde o tomador de decisão até quem está na linha de frente pensando em inovação e desenvolvimento. Estamos bem carentes de eventos como esse”, acrescentou o executivo.

A Just Travel apresentou soluções White Label que transformam agências em OTAs, integrando hotéis, carros, seguros e atrações turísticas com suporte de inteligência artificial. “A IA faz o atendimento humanizado e monta pacotes de viagem, permitindo que uma agência pequena aumente suas vendas sem precisar expandir o time comercial,” completa Barreto.

Newton Júnior, cofundador da Larian AI, destacou a chegada de uma nova geração de tecnologia ao setor: “É importante mostrar ao Brasil que tecnologia e inteligência artificial estão chegando a um setor que ainda é bastante tradicional. Então, isso está crescendo e está vindo uma nova geração trazendo tecnologia e IA para esse setor”.

“Nosso produto, a Laria, permite buscar passagens e hotéis direto pelo WhatsApp, simplificando o processo para agências e seus clientes finais”, explicou.

Para Alexandre Motta, diretor de Negócios Travel da Paytrack, estar inserido em um hub de tecnologia para o setor de travel tech é essencial.

“A Paytrack nasceu como uma empresa de tecnologia focada em gestão de despesas, e depois expandiu para outras verticais, como meios de pagamento e viagens corporativas. Estar em um evento que reúne tecnologia e travel é super importante. Temos um compromisso interno e com nossos clientes de sermos vanguarda de inovação, tecnologia e experiência do cliente. É fundamental estar presente nesse meio.”

A Paytrack trouxe dois pré-lançamentos: o Teo, otimizador de Travel Expense com IA que conversa via WhatsApp, e o Price Tracking, que indica o melhor momento para comprar passagens. “A inteligência artificial embarcada no produto aprende continuamente, oferecendo insights para economizar e otimizar o processo de compra,” explica Motta.

Aaron Beyer, gerente de Operações do Produto de Turismo na Benner Sistemas, reforçou a relevância do evento para fortalecer relações e gerar conteúdo qualificado: “Apesar de ter internet, blogs e YouTube, aqui você tem conteúdo curado e orientado, que passa por uma chancela de confiança. É uma forma de conhecer clientes, fazer contato e fortalecer a marca no mercado.”

A Benner apresentou soluções de back office para agências corporativas, integrando front, operação, faturamento, cartões, contabilidade e obrigações fiscais. “A solução faz toda a gestão desde a entrada até a contabilidade, bancos e tributos, facilitando o trabalho da agência,” finaliza Beyer.

Por fim, para Carlos Fonseca, a participação da ValePay no evento permite mostrar a importância da tecnologia financeira no setor. “Quando estamos em feiras convencionais, a tecnologia fica no último corredor. Aqui, estamos em evidência, pois as pessoas vêm atrás de tecnologia. É nesse momento que podemos apresentar nossa plataforma financeira, que reúne cartão de crédito, boleto financiado, câmbio, Pix e conta digital para agências e operadoras.”

Soluções e novidades apresentadas
Durante a feira, os participantes mostraram inovações que reforçam a integração entre tecnologia e turismo:

  • Argo Solutions: evolução do Travix Space, com experiência integrada e integração com a solução de pagamentos Clara. Como explica Aline Bueno: “Fez um gasto no cartão Clara, aparece no seu Argo Expense. Isso fica muito mais simples para o usuário e mais rápido para a empresa entender onde o dinheiro está sendo gasto.”
  • HotelDo: comemoração de recorde de vendas e lançamento da API de voos e ingressos para Disney e Universal. Aline Sobreira comenta: “Estamos crescendo 60% versus o ano passado e alcançamos o maior número de clientes compradores no mês.”
  • Copastur: aplicativo Cmais, que centraliza mobilidade, reservas, acompanhamento de viagens e alertas de segurança para empresas e consumidores. Edmar Mendonza explica: “Nosso app unifica todos os serviços num lugar só, desde mobilidade até alertas de segurança, acompanhando o viajante durante toda a viagem.”
  • ValePay: plataforma financeira completa para agências e operadoras, com pagamentos, câmbio, Pix e conta digital. Carlos Fonseca diz: “Quando estamos em feiras convencionais, a tecnologia fica no último corredor. Aqui, estamos em evidência, pois as pessoas vêm atrás de tecnologia.”
  • Just Travel: solução White Label que transforma agências em OTAs, oferecendo IA para atendimento, pacotes de viagem e venda 24/7 em múltiplas moedas. Fabio Barreto detalha: “A IA faz o atendimento humanizado e monta pacotes de viagem, permitindo que uma agência pequena aumente suas vendas sem precisar expandir o time comercial.”
  • Larian AI: Laria, inteligência artificial que permite busca de passagens e hotéis diretamente pelo WhatsApp, conectando agências B2B aos seus clientes B2C. Newton Júnior afirma: “A solução simplifica a busca e reserva, sem precisar abrir outros aplicativos.”
  • Paytrack: Teo, otimizador de Travel Expense, que usa IA para auxiliar gestores de viagens via WhatsApp, controle de gastos, price tracking e insights de compra. Alexandre Motta explica: “O Teo conversa em linguagem natural via WhatsApp, ajudando tanto o viajante quanto o gestor a otimizar despesas e identificar o melhor momento de compra.”
  • Benner Sistemas: solução de back office para gestão completa de agências corporativas, integrando front, operação, faturamento, cartões, contabilidade e obrigações fiscais. Aaron Beyer diz: “A solução faz toda a gestão desde a entrada até a contabilidade, bancos e tributos, facilitando o trabalho da agência.”

Compartilhe