Travel Tech Hub
AIDestinosDIGITALNEWS

Embratur lança campanha no TikTok para atrair nômades digitais ao Brasil

Última Atualização: 24/10/2025
Embratur lança campanha no TikTok para atrair nômades digitais ao Brasil
  • A Embratur lança campanha internacional no TikTok voltada para atrair nômades digitais, posicionando o Brasil como um destino ideal para profissionais que trabalham remotamente.
  • A ação, que será veiculada em Estados Unidos, México, Espanha e Reino Unido, destaca a infraestrutura conectada, experiências culturais e qualidade de vida do país.
  • Inclui a participação de influenciadores internacionais compartilhando suas vivências. O objetivo é ampliar a emissão de vistos e fortalecer o turismo sustentável no Brasil.

O Brasil mira um novo público em expansão global: os nômades digitais. Para isso, a Embratur lança a campanha internacional “Brasil, seu escritório dos sonhos. Venha trabalhar e viver intensamente”, que posiciona o país como um destino ideal para profissionais que trabalham remotamente e buscam experiências culturais, contato com a natureza e qualidade de vida.

A ação será veiculada em Estados Unidos, México, Espanha e Reino Unido por meio do TikTok, com a participação de três influenciadores internacionais que compartilharão suas experiências no Brasil.

Segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, a iniciativa visa mostrar que o país oferece infraestrutura adequada para nômades digitais, além de fortalecer o setor de viagens e hospedagens sustentáveis.

Os nômades digitais representam um público exigente, conectado e de alto impacto econômico. Queremos mostrar que o Brasil reúne todos os ingredientes para se tornar um dos destinos preferidos desse movimento global”, afirma.

A expectativa da Embratur é aumentar em 30% ao ano a emissão de vistos para nômades digitais e elevar a presença do Brasil em comunidades e rankings globais especializados. Com o visto específico – instituído pela Resolução Normativa nº 45/2021 –, estrangeiros podem viver legalmente no país por até dois anos, com segurança e acesso facilitado a serviços.

A campanha reforça também os atributos do programa Feel Brasil, desenvolvido em parceria com o Sebrae, que promove experiências turísticas autênticas e sustentáveis, valorizando pequenos negócios, comunidades locais, cultura, natureza e gastronomia.

Destinos mais procurados

Alguns destinos brasileiros já se destacam para trabalhadores remotos:

  • Florianópolis (SC): eleita a melhor cidade do mundo para trabalho remoto pela Remote Year, combina infraestrutura, natureza e vida cultural.
  • Pipa (RN): primeira vila nômade digital do Brasil, atraindo profissionais da Argentina, Holanda e outros países europeus.
  • Rio de Janeiro (RJ): conta com o selo SETUR, garantindo benefícios e infraestrutura específica para viajantes temporários.
  • Brasília (DF): nomeada pela InsureMyTrip como a melhor cidade do mundo para nômades digitais, destacando-se pelo equilíbrio entre infraestrutura, conectividade e qualidade de vida.
  • São Paulo (SP): principal centro de negócios e tecnologia, oferece coworkings, restaurantes e vida urbana diversificada.
  • Outros polos em ascensão: Jericoacoara (CE), Itacaré (BA), São Miguel do Gostoso (RN) e Búzios (RJ), conhecidos pela combinação de esporte, bem-estar e estilo de vida praiano.

O público-alvo da campanha inclui profissionais que trabalham para empresas ou clientes no exterior, mas têm liberdade para atuar de qualquer lugar do mundo com boa conexão à internet.

Segundo a pesquisa The 2025 State of Digital Nomads, atualmente existem 40 milhões de nômades digitais no mundo, com previsão de chegar a 60 milhões até 2030. Os Estados Unidos concentram 18,1 milhões desses profissionais, seguidos por Reino Unido, Canadá, Rússia e Alemanha.

O perfil desse público é altamente qualificado e de alto poder de consumo: a idade média é de 36 anos, a maioria homens (84%), com quase 90% possuindo diploma de ensino superior. Em termos de renda, 69% ganham entre US$ 50 mil e US$ 250 mil por ano, mostrando o potencial para movimentar economias locais nos setores de turismo, moradia, gastronomia, bem-estar e experiências exclusivas.

Compartilhe