Travel Tech Hub
ExpenseMarketplaceNEWS

Pagamento rápido e Pix dominam reservas de viagens

Última Atualização: 10/11/2025
Pagamento rápido e Pix dominam reservas de viagens
  • Um levantamento da fintech global Nuvei revela que 1 em cada 5 brasileiros abandona a compra online de viagens se o cartão for recusado, muito acima da média global de 5%.
  • Impulsionados pela experiência de pagamento instantâneo do Pix, os consumidores brasileiros também são mais exigentes quanto à disponibilidade do método de pagamento preferido e ao parcelamento.
  • O estudo reforça que pagamentos rápidos, integrados e flexíveis se tornaram um diferencial competitivo crucial para companhias aéreas, OTAs e plataformas de viagens online.

Um estudo da fintech global de pagamentos Nuvei, em parceria com a consultoria Edgar, Dunn & Company (EDC), revela que 19% dos brasileiros abandonam imediatamente a compra de viagens online caso seu cartão seja recusado, número muito superior à média global de 5%.

O levantamento, que analisou também Estados Unidos, Reino Unido, Hong Kong e Espanha, mostra que 65% dos brasileiros deixam de concluir a compra se não encontrarem seu método de pagamento preferido, evidenciando o impacto do Pix na elevação das expectativas de agilidade e simplicidade no checkout.

Como resultado, os consumidores brasileiros têm pouca tolerância a atrasos ou processos de checkout complexos. No Brasil, onde o consumidor é cada vez mais exigente e digitalizado, a capacidade das empresas de oferecer pagamentos rápidos, flexíveis e adaptados à realidade local pode determinar quem lidera e quem fica para trás no setor de viagens online”, afirma o levantamento.

A pesquisa também aponta que, em caso de recusa do cartão, 79% dos brasileiros tentam concluir a transação novamente com o mesmo método, enquanto apenas 14% recorrem a outro site.

O estudo evidencia que cada falha de pagamento ou ausência de método preferido é uma oportunidade para concorrentes conquistarem a reserva, reforçando a importância de tratar os pagamentos como estratégia comercial, e não apenas como função técnica, segundo Damien Cramer, SVP Global Travel da Nuvei:

Cada pagamento recusado, cada método ausente ou cada ponto de fricção desnecessário é um convite aberto para que um concorrente conquiste aquela reserva.”

Outro destaque do levantamento é a preferência brasileira por parcelamento: 93% dos viajantes afirmam querer dividir o valor total entre cartão de crédito, milhas ou outros métodos, comparado à média global de 75%. O estudo também indica que, entre os métodos de pagamento, o cartão de crédito lidera, seguido pelo Pix, que aparece como o segundo método mais popular apenas no Brasil, com 71% de preferência.

Segundo a Nuvei, essas tendências mostram que a etapa de pagamento se tornou um diferencial competitivo e motor de receita no setor de viagens, influenciando diretamente a lealdade do consumidor e a participação de mercado de companhias aéreas e OTAs.

Compartilhe