WeTravel lança hub global e visa expansão no mercado brasileiro
Última Atualização: 16/10/2025
No evento ATWS 2025, no Chile, a WeTravel apresentou o Partner Hub, plataforma que conecta operadoras, agências e fornecedores de turismo na América Latina e facilita pagamentos em múltiplas moedas
Durante o Adventure Travel World Summit (ATWS), congresso internacional de turismo realizado neste ano em Puerto Natales, no Chile, a WeTravel apresentou suas principais inovações tecnológicas para operadores e agências da América Latina. A empresa, que se posiciona como um “sistema operativo para empresas de turismo”, está apostando no WeTravel Partner Hub — plataforma que conecta operadoras, agências e fornecedores do setor em escala global.
“O Partner Hub é onde todas as operadoras de turismo, agências e fornecedores do setor vão poder se encontrar independentemente do país em que estejam, para fazer negócios, facilitar suas conexões, seus pagamentos e até mesmo saber com quem podem fazer negócios que já fazem parte da WeTravel”, explicou Carolina Witt, executiva de contas para a América Latina, baseada em Quito, Equador.
Além de permitir que empresas encontrem novos parceiros de forma direta e simplificada, a plataforma também oferece ferramentas de pagamento integradas, com suporte a múltiplas moedas: recurso essencial para a operação transnacional de empresas latino-americanas.
IA com moderação e foco na experiência humana
Embora a inteligência artificial seja parte da estratégia tecnológica da WeTravel, a empresa adota uma abordagem seletiva. A IA é utilizada principalmente para auxiliar na criação de itinerários e otimizar etapas da jornada de reserva, mas sem substituir o contato humano — considerado essencial no setor turístico.
“É mais do que um link de pagamento, é um link de pagamento com ferramentas de suporte para a indústria do turismo. No entanto, não queremos perder essa essência do relacionamento pessoal, já que estamos na indústria do turismo”, afirmou Carolina.
Segundo a executiva, um dos destaques tecnológicos da plataforma é o multi currency check-out, que permite que viajantes paguem em suas próprias moedas, aumentando a conversão de reservas e tornando a experiência mais fluida.
Brasil no radar
A América Latina é vista pela WeTravel como uma região com enorme potencial turístico — rica em patrimônios naturais, culturais e gastronômicos —, mas com desafios fiscais e monetários comuns. “Todos usamos dólares. Então, a WeTravel veio para facilitar essa conectividade regional entre países, para facilitar a operação, para facilitar as vendas”, disse Carolina.
No caso do Brasil, a empresa vê um mercado promissor, porém complexo por questões tributárias e financeiras. O uso massivo do Pix é amplamente reconhecido, mas as altas comissões e impostos para empresas estrangeiras têm sido um entrave para ampliar a atuação no país.
“O Brasil é um mercado enorme. É um mercado difícil por questões locais, tributárias e financeiras. No entanto, é um mercado no qual focamos muitos anos para saber como melhorá-lo”, destacou a executiva. Segundo ela, a empresa já possui equipe local e planeja anunciar novidades importantes até o fim do ano para expandir sua presença no Brasil.
Tendências: personalização e retorno às raízes
Carolina também apontou tendências que estão moldando o comportamento dos viajantes. “As pessoas buscam voltar às raízes. Ultimamente estão se afastando do turismo de massa, estão se afastando das grandes cidades, dos grandes grupos. Estão buscando um pouco mais essas experiências únicas”, comentou.
Com isso, segundo a executiva, a WeTravel está focada em oferecer ferramentas para que operadoras personalizem ofertas e acompanhem toda a jornada do cliente — desde a primeira interação até as atualizações em tempo real durante a viagem, via celular. A personalização, aliada à agilidade tecnológica, é vista como um diferencial competitivo.