Travel Tech Hub
NEWSTECH

Smartlink acelera digitalização de agências de turismo com soluções completas de TI

Última Atualização: 17/06/2025
Smartlink acelera digitalização de agências de turismo com soluções completas de TI

Com uma proposta que une tecnologia, segurança e assessoria contínua, a Smartlink tem se consolidado como uma aliada para empresas do setor de turismo que buscam profissionalizar suas operações e se adaptar às exigências da transformação digital.

Um novo estudo global da Accenture revelou que mais da metade dos viajantes estão dispostos a delegar à inteligência artificial (IA) o planejamento completo de suas viagens. O que impulsiona a digitalização do setor, conforme explica Emily Weiss, líder global do setor de viagens na Accenture.

Para a indústria de viagens, a oportunidade com IA vai além das reservas…os viajantes podem contar com um concierge pessoal movido a IA, que oferece recomendações sob medida com base em preferências, orçamento, histórico de viagens e dados em tempo real.”

Fundada por André Mendonça, a Smartlink atua como um departamento de TI terceirizado para negócios que não têm estrutura interna para lidar com infraestrutura tecnológica, segurança cibernética e cloud computing, auxiliando as empresas do setor do turismo a modernizarem suas operações e, consequentemente, aprimorarem o atendimento ao cliente.

A gente se vê como a consultoria de TI dos clientes que não têm um TI interno. Eles contam com a Smartlink como se fosse o próprio Service Desk, garantindo que os sistemas funcionem com estabilidade, segurança e alta disponibilidade. Isso permite que as equipes foquem no atendimento e na experiência do cliente.”, explica Mendonça.

A empresa disponibiliza desde cabeamento e organização da rede física, avançando para soluções em nuvem, suporte a colaboradores e gestão da segurança digital. Uma das preocupações centrais da Smartlink é preparar seus clientes para estar em conformidade com regulações como a LGPD e certificações importantes para o setor de viagens e turismo, além de outros nichos.

A maioria das empresas quer seguir tendências como IA, mas ainda não têm o básico estruturado. Nosso papel é justamente organizar essa base”, explica Mendonça.

Dentre os serviços oferecidos, estão:

  • Gestão de TI terceirizada (remoto e presencial);
  • Soluções em nuvem (migração, gerenciamento e segurança);
  • Cibersegurança (firewall, backup, monitoramento);
  • Consultoria estratégica em TI;
  • Monitoramento proativo de servidores e redes;
  • Estruturação de ambientes híbridos e infraestrutura local.

Casos de sucesso no turismo

Entre os principais clientes da Smartlink estão TTW Group e Quickly Travel, duas referências no mercado de viagens corporativas e lazer.

“Quando conheci o pessoal da TTW, eles tinham cinco computadores. Hoje têm mais de 200 colaboradores. Crescemos juntos”, conta Mendonça. “Eles se tornaram uma holding internacional com certificação FIA e infraestrutura de ponta, e nós seguimos sendo o braço de TI deles.”

Outro exemplo citado é o da Ambiental Turismo, que passou por uma migração estratégica do Google Workspace para o Microsoft 365 com o apoio da Smartlink. A decisão foi tomada após uma análise de desempenho e custo-benefício, mostrando a postura consultiva da empresa ao escolher soluções baseadas na necessidade de cada cliente — e não por fidelidade a fornecedores específicos.

“Não levantamos bandeiras de fornecedores. O foco é sempre o que faz mais sentido para o cliente.”

Tecnologia personalizada

Além da gestão de infraestrutura, cloud e suporte, a Smartlink também oferece soluções em telefonia corporativa, representando marcas como 3CX, Google e Microsoft, além de atuar com empresas especializadas em segurança digital, como Kaspersky e Cronos. Um exemplo recente foi a implantação de um novo sistema de telefonia para a CNT, após a empresa buscar referências no mercado.

Nosso pré-venda é o próprio cliente. Crescemos com base em indicações e relações duradouras”, diz Mendonça. “Não somos uma startup de crescimento explosivo. Nosso modelo é tradicional, mas sólido. A maioria dos nossos clientes está conosco há muitos anos. Implementamos por fases, sempre avaliando a maturidade tecnológica de cada empresa“, finalizou o executivo.

Compartilhe